Tamanho da letra:
|

Juninho Pernambucano anuncia aposentadoria no fim da temporada


Quarta-feira, 04/08/2010 - 10:58

O retorno de Juninho Pernambucano ao Vasco, antes dado como certo pelos dirigentes, parece cada vez mais improvável, principalmente agora, quando o jogador anunciou que pretende pendurar as chuteiras ao final da temporada.

O meia, atualmente no Al-Gharafa Doha, do Catar, revelou que pretende encerrar a carreira aos 35 anos.

“Essa será minha última temporada como jogador. Ainda me resta um ano de contrato com o Al-Gharafa e vou aproveitar para tentar ganhar títulos com o meu clube. É difícil pensar em parar, mas o momento chegou”, declarou ao RMC.

E o futuro de Juninho deve ser longe do Brasil. Querido no Lyon, por onde atuou entre 2001 e 2009, o brasileiro disse que tem planos no clube francês. “Tenho laços permanentes com o Lyon. Temos um acordo moral que me permite voltar, mas preciso me preparar para isso (ser treinador)”.

Ao longo da carreira, Juninho jogou apenas em quatro clubes: Sport, Vasco da Gama, Lyon e Al-Gharafa. No currículo, ele ostenta os títulos de bicampeão brasileiro – 1997 e 2000 pelo Vasco –, a conquista da Libertadores – 1998 pelo Vasco –, a extinta Copa Mercosul 2000 pelo Vasco – e o heptacampeonato francês – 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 pelo Lyon. Na Seleção Brasileira, Juninho foi campeão da Copa das Confederações de 2005.

Fonte: Site Justiça Desportiva

Juninho diz que chegou a hora de parar e fala em ser treinador

O meia Juninho Pernambucano frustrou a esperança dos torcedores do Vasco ao admitir nesta quarta-feira que a próxima temporada no Qatar deverá ser a sua última como jogador, e que “chegou o momento de parar”. O jogador revelou o seu desejo de voltar ao Brasil em 2011, mas não falou em defender o time cruzmaltino – seu próximo desafio é ser treinador.

“Acho que esta será a minha última temporada. É difícil se acostumar com a ideia de parar. Mas o momento chegou. Vou voltar para o Brasil para a minha aposentadoria antes de começar uma nova vida. Mas vou continuar no futebol. Quero ser treinador”, afirmou Juninho em entrevista ao site francês RMC.

O herói vascaíno da conquista da Libertadores de 1998 está prestes a começar a sua segunda temporada no Al Gharafa, atual tricampeão da liga do Qatar. Ele tem contrato com o time árabe até maio de 2011, e depois disso haveria a possibilidade de defender o Vasco por seis meses para se despedir da torcida.

Mas não foi isso que ele indicou na entrevista desta quarta. Juninho deixou claro o seu desejo de pendurar as chuteiras e passar a se dedicar a outra função no futebol. “Eu gosto de futebol ao vivo, ver e analisar. Eu tenho uma ideia para fazer estágio de um ano com treinadores, seja no Brasil ou na Europa”, indicou o jogador.

Depois do Vasco, Juninho passou pelo Lyon, onde foi heptacampeão francês. Falando em sua possível futura profissão, Juninho aproveitou para comentar o desempenho de Brasil e França na Copa do Mundo.

“Quanto ao Brasil, foi normal a mudança de treinador. Ele [Dunga] não tinha uma relação particularmente boa com a imprensa. Foi duramente criticado. Isso complicou a sua tarefa”, avaliou Juninho, que participou do grupo eliminado nas quartas da Copa de 2006.

“Sobre a França, fiquei um pouco desapontado, como qualquer outra pessoa. Eu sempre pensei que esta equipe fosse uma das quatro melhores do mundo. Mas deu errado no campo. O episódio do racha chocou a todos. Os jogadores cometeram erros. Que comece uma nova vida na França, desejo boa sorte ao novo técnico Laurent Blanc”, completou Juninho.

Fonte: UOL