Tamanho da letra:
|

Carlos Alberto fala sobre sua forma física após recuperar-se de lesão


Quarta-feira, 04/08/2010 - 10:57

O técnico Paulo César Gusmão tem usado um artifício para colocar os melhores jogadores do Vasco em campo. O aparelho de monitaramento cardíaco mostra o desempenho dos atletas nos treinos e o percentual de aproveitamento a cada atividade comandada pelo preparador Jorge Sotter. De acordo com o apoiador Carlos Alberto, o treinador só aposta em quem está bem condicionado fisicamente para ser titular do Gigante da Colina.

- O PC aumentou a nossa competição no dia a dia, cobra muito. Estávamos um pouco frouxos. Com ele vai jogar quem estiver bem. Temos treinado com um aparelho que mede a performance de cada um e baseado naqueles dados, o time tem sido escalado. Temos sido cobrados na parte física, no percentual de gordura. Não dá nem para dar aquela roubadinha. Quando ele chegou aqui alguns jogadores estavam com excesso, eu era um deles porque estava parado, mas já está todo mundo bem - afirmou.

Além desse aparelho, o Vasco também tem o Reflotron, comprado no ano passado, que ajuda a prevenir lesões musculares. A máquina mede o desgaste físico dos atletas a partir de uma gota de sangue, que analisa a enzima CK (creatina-quinase).

A máquina mede ainda 17 parâmetros de um atleta profissional. Curiosamente, ela consegue auxiliar também na identificação de consumo frequente de álcool de um indivíduo por conta da análise do item Gama GT.

Além de revelar o uso do aparelho constantemente, Carlos Alberto aproveitou para falar de alguns comentários que foi obrigado a ouvir após o clássico de que estaria acima do peso. O jogador negou e afirmou que aos poucos vai retornando a sua antiga forma.

- Não estou pesado. Uma pessoa que fica três meses parado se não voltar dessa forma, eu sou mágico. É óbvio que o jogador volta acima do peso. Eu vou ganhando condicionamento com o decorrer das partidas. Os meus testes estão melhorando e é um processo de evolução. Tenho que ter paciência comigo. Não posso extrapolar os meus limites porque vou ter sérios problemas. Sei o que eu posso render quando estou bem e vou me preparar da melhor maneira - disse o jogador.

No próximo domingo, o Vasco vai enfrentar o Vitória, em São Januário, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina é o 15º colocado na competição nacional, com 14 pontos.

Fonte: GloboEsporte.com