Tamanho da letra:
|

Nadador vascaíno Vítor Molina sonha com as Olimpíadas Londres-2012


Domingo, 18/07/2010 - 08:05

Dezenove anos de idade, 13 de natação, 11 de competições e mais de mil medalhas. É com esse currículo que o nadador Vítor Molina, morador da Vila Valqueire e estudante de Educação Física da Universidade Castelo Branco, em Realengo, pretende lutar por uma vaga nas Olimpíadas de Londres, em 2012.

Para conquistar seu objetivo, Molina trabalha em duas frentes: além de se preparar para provas tradicionais, passou a treinar maratona aquática, uma modalidade dos Jogos que começou a ser disputada em Pequim, em 2008.

— Nadei a Travessia dos Fortes, em Copacabana, e fiquei com o 20º lugar geral. É um ótimo resultado, se considerarmos que foi a primeira prova desse tipo que disputei.

A colocação me permite sonhar com as Olimpíadas — afirma o atleta.

No início de 2008, com apenas 16 anos, Molina participou da seletiva para disputar os Jogos de Pequim. Segundo o nadador, foi uma experiência inesquecível.

— Consegui a 18ª colocação nos 100 metros costas, que é minha especialidade, e isso me deixou muito feliz. Também senti a emoção de ouvir a torcida gritando meu nome e de disputar uma prova transmitida ao vivo pela televisão — conta Molina.

Mesmo já tendo nadado ao lado de grandes nomes da natação brasileira, como César Cielo e Thiago Pereira, é no americano Aaron Peirsol, referência no nado de costas e ganhador de três medalhas olímpicas, que Molina se inspira.

— Gosto muito da forma como ele faz o nado de costas, um estilo complicado e que surgiu por acaso na minha vida, já que eu preferia o borboleta.

Um professor acreditou que minhas braçadas eram boas para a modalidade e me incentivou. Mas, no início, eu não gostava. Abria os olhos e só via o céu — brinca Molina.

O jovem atleta nada oito mil metros por dia. Porém, o que o cansa mais é a distância entre sua casa e o clube do Vasco, em São Cristóvão, onde treina.

— Às vezes, fico mais de uma hora em pé no ônibus, o que me desgasta muito. Porém, sei que tenho de persistir, não me falta força de vontade — garante Molina.




Fonte: O Globo - Zona Oeste