Atletismo: Vascaíno Raphael Faustino conquista 4 ouros e 1 bronze no Estadual Master
Quinta-feira, 06/06/2019 - 12:29
O Club de Regatas Vasco da Gama teve um atleta dominante no último Campeonato Estadual Master de Atletismo, disputado nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Treinamento de Deodoro. Raphael Faustino, que já faz parte da equipe vascaína há mais de uma década, conquistou cinco medalhas na competição: quatro ouros de um bronze. O primeiro lugar veio no Salto em Altura, Lançamento de Dardo, Revezamento 4x100m e 4x400m. Já o terceiro lugar foi na prova mais tradicional do esporte, os 100m rasos.

- A prova dos 100m rasos foi muito difícil. Tinham atletas fortes participando e por não ser a minha prova principal eu consegui conquistar o terceiro lugar. O bronze me deixou muito feliz. Fiquei em terceiro também no Troféu Brasil e no Estadual do ano passado. Esse bronze está me perseguindo. A prova do lançamento do dardo me surpreendeu, pois não era uma prova que eu me destacava quando fazia decatlo, mas consegui ser campeão após adaptar meus treinamentos para melhorar minha colocação. Escolhi essa prova e fui feliz com o ouro. No salto em altura, eu domino ela há seis anos, só perdi em 2017 para um adversário que estava presente. Eu queria igualar o recorde da faixa etária, que obtive ano passado. Não consegui, mas conquistei a prova. No revezamento 4x100m e 4x400m foram duas provas muito difíceis. Tínhamos uma dificuldade muito grande em ganhar essas duas provas na mesma competição, mas este ano foi diferente. Trouxemos atletas treinando e focados nesta prova. Ano passado ficamos em segunda, mas esse ano levamos o ouro, que estava engasgado. Não lembro a última vez que o Vasco levou o 4x100m e o 4x400m na mesma competição. Parabenizo meus amigos Leonardo Lopes, Eduardo Lopes, Leonardo Castro e Gledson - conta Raphael, em bate-papo com o Site Oficial.

Raphael também explicou a facilidade que tem em participar de várias provas de estilos diferentes, como salto, lançamento e outras de velocidade. O motivo para esta dominância é que o atleta disputava o decatlo. Logo, precisou treinar e aprender todas as provas. Atleta do Vasco desde 2006, quando participava das competições no Sub-23, ele foi importante na pontuação geral por equipes no fim do Campeonato Estadual Master, no fim do mês passado.

- Sou atleta do Vasco desde 2006. Fui descoberto no exército. Estou há 13 anos no clube e comecei no decatlo. Isso me facilita a fazer provas de velocidade, de média distância, de saltos e lançamentos. Participei de várias edições do Troféu Brasil, viajei bastante com o clube, conquistei alguns títulos estaduais e hoje em dia disputo na categoria master. Como não tem decatlo nesta categoria, estou disputando provas individuais onde me destacava. Então isso está me possibilitando a ganhar algumas medalhas em provas distintas. O que dá uma pontuação boa para o Vasco na competição geral - finalizou.



Fonte: Site oficial do Vasco