Futebol Americano: Elenco do Vasco Almirantes, campeão carioca, é amador e tem até ex-BBB
Sábado, 25/05/2019 - 20:33
Ele ficou conhecido do grande público ao participar do reality show Big Brother Brasil em 2007 e ser um dos desafetos de Diego Alemão, que terminou como campeão daquela edição. Naquela época, bastava falar da "história da sunga branca" para lembrar de Airton Cabral. Longe da televisão desde que saiu do programa, ele é atualmente um dos principais jogadores do Vasco Almirantes, equipe do Cruz-Maltino de futebol americano, que vem dando alegrias aos torcedores cruz-maltinos.

- Depois do BBB ficou essa marca na minha vida, o "Airton do BBB", o cara que discutiu com o Alemão", "Sunga Branca"... Nunca mais foi igual. Aqui no treino os meninos implicam, os adversários também - contou o jogador, que atua na função de linebacker.

Se no futebol o Vasco da Gama está na lanterna do Campeonato Brasileiro e fora da Copa do Brasil e no basquete a equipe terminou a fase de classificação do NBB em penúltimo, com a bola oval é bem diferente. Os almirantes vascaínos venceram neste domingo o Flamengo, seu arquirrival, de virada, por 18 a 17, e levantaram o caneco de campeões cariocas.

Com um elenco de 100 atletas formado por amadores, que precisam adequar sua rotina no esporte às agendas profissionais, grande parte deles do antigo time do Botafogo, que se dissolveu, os cruz-maltinos vão em breve no Brasileiro da modalidade, que tem 83 times e duas divisões, e Airton, que além de jogador trabalha como desenvolvedor de sistemas, participará disso.

O último título foi no Brasileiro de 2014, quando a equipe ainda se chamava Vasco Patriotas (foi fundada em 2010). A edição atual começa dia 29 de junho, e a estreia do Cruz-Maltino será no dia 19 de julho contra o Macaé Oilers.

- É o meu maior hobby, a minha maior paixão. Acabo adaptando a academia, o meu tempo com a minha filha, tudo, para estar disponível nos horários do futebol americano, seja para jogos ou treino - comentou Airton Cabral.

Airton, que já jogou no Botafogo, conta como começou na modalidade:

- Meus amigos que jogavam basquete comigo começaram a jogar futebol americano e me chamaram. No início eu tinha um pouco de receio, tinha medo de me machucar, achava meio bruto. Com o tempo eu comecei a treinar e vi que não era bem assim. Desde então não parei mais.

Além de um ex-participante do BBB, o Vasco Almirantes tem no elenco: gringos (um peruano e um argentino que atuam em suas seleções), um botânico, um garçom, um entregador de gás, um professor educação infantil, um piloto de avião, entre outros. Apesar de profissões e origens diferentes, todos eles têm uma paixão em comum, o futebol americano, e um objetivo: trazer títulos ao Vasco Almirantes.



Fonte: GloboEsporte.com