Vasco não vence fora de casa pelo Brasileiro desde 2017
Terça-feira, 14/05/2019 - 09:31
Os números do Vasco após as quatro primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro assustam e não é para menos. Com apenas um ponto em 12 disputados, o clube já tem o seu pior início desde 2003, quando a competição passou a ser decidida por pontos corridos.

A breve campanha até agora ainda chega a ser pior do que os anos em que o clube acabou caindo para a Segunda Divisão: 2008 (7 pontos), 2013 (seis pontos) e 2015 (três pontos).



Em 2004, o Vasco também chegou na quinta rodada com apenas um ponto, sendo que levou seis gols a menos do que esse ano. O time terminou o campeonato na 16ª posição, com 54 pontos, que são suficientes para se manter na elite.

Outro fator que ajuda para essa estatística é a falta de competitividade quando atua fora de casa. A última vitória do Vasco jogando longe do Rio de Janeiro aconteceu na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, na vitória por 1 a 0 diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte. Ano passado, o time até venceu o Fluminense, que tinha o mando de campo, mas o jogo foi no Maracanã.

Luxemburgo e jogos no Rio viram esperança

Para mudar esse panorama, a diretoria aposta no início do trabalho de Vanderlei Luxemburgo, que assumiu o time efetivamente nesta segunda-feira e terá a semana inteira para mudar o ambiente do clube até a importante partida de domingo, às 19h, diante do Avaí, em São Januário. O técnico sabe que precisará de reforços para a temporada e já apresentou alguns nomes.

Outro fator que vai ajudar é o retorno de jogadores lesionados como Leandro Castán e Fernando Miguel. O zagueiro se recupera de lesão na coxa esquerda e deve voltar antes da parada para a Copa América, mês que vem. O goleiro teve problema na panturrilha direita e também segue na mesma expectativa.

Dos cinco jogos que o Vasco terá pela frente antes da parada da Copa América, quatro serão realizados no Rio de Janeiro, sendo três em São Januário. Boa chance para a equipe recuperar os pontos perdidos e, consequentemente, a tranquilidade.



Fonte: GloboEsporte.com