Vasco leva vantagem no retrospecto contra o Santos, mas perde no histórico de mata-matas
Quarta-feira, 17/04/2019 - 13:23
Às vésperas de dois confrontos decisivos contra o Vasco, pela quarta fase da Copa do Brasil, o Santos tem motivos para acreditar na classificação. No histórico do duelo, o Peixe leva vantagem sobre o rival carioca em confrontos eliminatórios.

O primeiro jogo será nesta quarta-feira, às 19h15, na Vila Belmiro. A partida de volta será no dia 24, também às 19h15, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Apesar de perder no histórico geral – 43 vitórias do Vasco contra 41 do Santos –, o time da Vila Belmiro tem retrospecto melhor quando os times se enfrentaram em jogos de mata-mata.

Segundo o Acervo Histórico do Santos, Peixe e Vasco já se enfrentaram em jogos eliminatórios em quatro oportunidades. Em três delas, o time da Vila Belmiro conseguiu se classificar, contra apenas uma do Cruz-Maltino.

O primeiro confronto eliminatório entre Santos e Vasco aconteceu em 1965, na final da Taça Brasil, como era chamado o antigo Campeonato Brasileiro. Comandado por Pelé, o Peixe massacrou o time de São Januário e venceu as duas partidas da decisão.

No jogo de ida, no Pacaembu, o Santos venceu por 5 a 1, com gols de Coutinho, Dorval (2) e Toninho Guerreiro (2). Na volta, no Maracanã, Pelé marcou o único gol da vitória do Peixe, por 1 a 0.

Depois disso, Santos e Vasco só se encontraram em jogos eliminatórios novamente após 32 anos, nas quartas de final do Torneio Rio-São Paulo de 1997.

Com um jogo no Morumbi e outro em São Januário, os times empataram duas vezes – por 2 a 2, em São Paulo, e 3 a 3, no Rio. A decisão foi para os pênaltis, e o Santos levou a melhor. Vale lembrar que o Peixe se sagrou campeão da competição naquele ano.

Dois anos depois, em 1999, os clubes se reencontraram na final do mesmo Torneio Rio-São Paulo. Dessa vez, o Vasco superou o Santos nas duas partidas e levantou a taça da competição. No Maracanã, o Cruz-Maltino venceu o Peixe por 3 a 1 e, na volta, no Morumbi, nova vitória carioca, por 2 a 1.

O último encontro de Santos e Vasco em um mata-mata foi há três anos, em 2016. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Peixe venceu na ida, por 3 a 1, na Vila Belmiro, com gols de Ricardo Oliveira, Renato e Lucas Lima. Na volta, em São Januário, os times empataram por 2 a 2 e o time paulista garantiu a classificação.

Agora, em 2019, o Santos está fora da final do Paulistão e foi eliminado de forma precoce da Copa Sul-Americana. Com isso, o Peixe teve o fim de semana livre para treinar, enquanto o Vasco disputou o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, e terá a partida de volta no próximo domingo.



Fonte: GloboEsporte.com