Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, esteve em São Januário e abençoou o clube
Quarta-feira, 09/01/2019 - 06:27
ssmas17

Dom Orani João Tempesta foi ao Club de Regatas Vasco da Gama levando a imagem de São Sebastião ... padroeiro do Rio de Janeiro ...lá ele abençoou todos os presentes, pediu paz no Rio, nos esportes entre torcidas!
O esporte tem que ser um meio de dar cidadania ...
Ficou muito contente em ver e conhecer a carta histórica.
Por fim assinou o livro de presença do museu deixando uma mensagem⁉️⁉️⁉️
Obrigada...



Fonte: Instagram da 2ª VP geral do Vasco Sônia Maria Andrade


Segundo dia da Trezena de São Sebastião é marcado pelo amor ao próximo 0

Na tarde desta terça-feira, 8 de janeiro, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, rezou o Terço da Misericórdia e fez uma oração pelos padres falecidos, no Cemitério dos Padres, no Caju, com a certeza de que os sacerdotes que o precederam nesta vida encontram-se hoje na presença do Senhor pela graça de Jesus Cristo. A ida ao local fez parte da programação da Trezena de São Sebastião, que em 2019 ressalta o Ano Vocacional Sacerdotal. O cortejo foi recebido pelo padre Marcelo Freitas, da Paróquia São João Paulo II, situada no Caju. Também estiveram presentes o pároco da Igreja Santo André, padre Márcio Luiz da Costa, e o reitor da Casa do Padre Cardeal Câmara, cônego Pedro Nunes de Almeida.

"A imagem de São Sebastião percorre toda a cidade juntamente com a comitiva e temos o privilégio de acolhê-la aqui no bairro do Caju, território onde fica situada a nossa paróquia, que por sua vez possui cinco capelas e uma delas dedicada ao santo padroeiro do Rio. Além de visitar os locais de culto, Dom Orani passa por algumas instituições bem conhecidas, por isso, como de costume contamos com a colaboração e votos de continuidade em nosso diálogo fraterno, pois tal atividade contribui diretamente no crescimento humano e espiritual de todos os que aqui residem ou trabalham. Nosso bairro é marcado por muitos sacrifícios e desafios, mas caminhamos na certeza de que Deus nos abençoa e nos guia. Somos muito gratos e nos sentimos privilegiados por este momento", afirmou padre Marcelo Freitas.

Testemunho de sabedoria

Papa Francisco, em sua visita ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, falou, no Palácio São Joaquim, no dia 26 de julho, sobre a importância dos idosos na sociedade e dois dos locais visitados nesta terça-feira são de acolhida de idosos: a Casa de Idosos Socorrinho e a Casa São Luiz.

O vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre Wagner Toledo, também esteve presente durante a visita, juntamente com as damas da Ordem Equestre do Santo Sepulcro, que através da comissão de ação social apadrinham a Casa de Idosos Socorrinho todos os meses com alimentos não perecíveis. Dom Orani Tempesta visitou todos os enfermos e presidiu a celebração missionária na Capela Nossa Senhora do Socorro.

"Nesse ano em que destacamos a temática vocacional, receber no Vicariato Urbano a imagem peregrina de São Sebastião é muito importante porque, além da oração própria pelas vocações sacerdotais, nós estamos também valorizando aqueles que ajudam os sacerdotes a trabalharem. É um momento de muito ânimo receber esse apoio, essa benção de São Sebastião através do Cardeal. Nesses locais vemos uma realidade que apesar das dificuldades mostra que nós nos preocupamos com o idoso, pois a vida vale desde o momento da concepção até a morte natural e tem que ser tratada com dignidade. É edificador, sobretudo, vermos os nossos paroquianos aqui do Caju nos acompanhando e até mesmo correndo atrás do carro pelas ruas para participar e beber dessa fonte que é a espiritualidade que São Sebastião impregna em todos nós do Rio de Janeiro", ressaltou padre Wagner Toledo.

De acordo com a diretora da Casa de Idosos Socorrinho, Luciana Calaça, a unidade abriga atualmente mais de 36 idosos em estado de abandono ou que sofreram maus tratos pela família.

"A importância da presença de Dom Orani e toda a sua comitiva da Trezena aqui é justamente atender a uma espera, pois os nossos idosos já esperam durante todo o ano o retorno do Cardeal. Eles pedem muito a presença dos religiosos e das ações da Igreja como, por exemplo, a Santa Missa. Quando eles sabem que o arcebispo vem visitá-los ficam ansiosos. Hoje nem quiseram almoçar direito esperando a vinda de São Sebastião e este momento acaba sendo um alimento espiritual para todos eles", destacou Luciana.

Já na Casa São Luiz, a celebração missionária foi realizada na capela dedicada ao padroeiro da casa. Estiveram presentes a diretoria, os cuidadores e os idosos que vivem no local. Dom Orani visitou os abrigados e o Terço foi recitado pelo padre Wagner Toledo.

Capela São Sebastião

Dando continuidade as atividades do segundo dia de Trezena, a comitiva passou rapidamente pela Paróquia São João Paulo II e peregrinando visitou a Capela São Sebastião, no Caju. O arcebispo do Rio, Cardeal Tempesta, presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, Dom Orani falou sobre a Leitura da Primeira Carta de São João (1Jo 4,7-10) e do Evangelho de São Marcos (Mc 6,34-44).

"Nesse segundo dia da Trezena tivemos a oportunidade de percorrer locais de tratamento de saúde, acolhimento de idosos, comunidades, capelas e paróquias. Cada dia é uma oportunidade que nós temos de encontrarmos com as situações da nossa cidade e a Palavra de Deus nos coloca com muita clareza nossa missão, através da Primeira Carta de São João: amarmos uns aos outros porque Deus nos amou primeiro, Ele deu a vida por todos nós em seu filho Jesus Cristo. A Igreja tem a missão hoje em dia de levar as pessoas a terem essa experiência do amor de Deus. Durante a Trezena de São Sebastião a Palavra de Deus nos ilumina para pedirmos o dom da conversão com o desejo de jamais deixar de amar os outros. Temos uma sociedade que necessita desse amor de Deus e não basta falar, precisamos testemunhar. Por isso, peçamos a Deus que sejamos inspirados cada vez mais a nos doar", exortou Dom Orani.

Clube de Regatas Vasco da Gama

Encerrando o 2º dia de Trezena, Dom Orani visitou a sede do Clube de Regatas Vasco da Gama. O presidente da entidade, Alexandre Campello, acolheu o cortejo e conduziu o arcebispo para uma visita ao Salão de Troféus São Januário. Os dirigentes do clube também homenagearam Dom Orani com uma placa comemorativa e um livro com as fotos dos bispos que visitaram a sede do Vasco. Logo após, a imagem peregrina de São Sebastião seguiu em procissão até a Capela Nossa Senhora das Vitórias, no interior do clube, onde foi realizada a celebração missionária.

"É muito importante para nós vascaínos esse momento em que também vivenciamos a Trezena de São Sebastião. Receber a comitiva e Dom Orani aqui no Vasco é muito significativo, pois aqui no clube a grande maioria são católicos que prezam, inclusive, por ter dentro do estádio uma igreja. É um momento importante e marcante para nós e fizemos questão de marcar isso também com uma placa que foi colocada na entrada da nossa capela para registrar esse belo momento", contou Alexandre Campello.

Confira a programação desta quarta-feira, 9 de janeiro:

8h45 - Visita ao Hospital Federal de Bonsucesso;

10h30 - Hospital Mario Kroeff;

12h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ilha do Governador;

13h30 - Visita ao Centro Sócio de Educação Dom Bosco (Degase);

14h30 - Visita ao Centro Sócio de Educação Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa (Degase);

15h30 - Visita a Escola João Luiz Alves (Degase);

17h30 - Visita a Capela São Sebastião e S. Pedro (Tubiacanga);

19h - Missa Paróquia São Sebastião, Cocotá.

Fonte: Arq Rio


São Januário recebe a visita do Cardeal Orani João Tempesta

O Club de Regatas Vasco da Gama recebeu na última terça-feira (8/1), a visita do Cardeal Orani João Tempesta encerrando o segundo dia de Trezena de São Sebastião, que em 2019 ressalta o Ano Vocacional Sacerdotal. Ele foi recepcionado pelo Presidente Alexandre Campello, que acolheu o cortejo e conduziu o arcebispo para uma visita ao Salão de Troféus de São Januário.

No Salão de Troféus, Dom Orani foi homenageado com uma placa comemorativa e um livro com as fotos dos bispos que visitaram a sede do Vasco. Logo após, a imagem peregrina de São Sebastião seguiu em procissão até a Capela Nossa Senhora das Vitórias, no interior do clube, onde foi realizada a celebração missionária.

- É muito importante para nós vascaínos esse momento em que também vivenciamos a Trezena de São Sebastião. Receber a comitiva e Dom Orani aqui no Vasco é muito significativo, pois aqui no clube a grande maioria são católicos que prezam, inclusive, por ter dentro do estádio uma igreja. É um momento importante e marcante para nós e fizemos questão de marcar isso também com uma placa que foi colocada na entrada da nossa capela para registrar esse belo momento - contou o Presidente Alexandre Campello.



Fonte: Site oficial do Vasco