Médico demitido do Vasco, Albino Pinto entra com denúncia contra Campello no Cremerj
Sexta-feira, 07/12/2018 - 19:42
O médico Albino Pinto, demitido do Vasco no início do ano, entrou nesta semana com uma denúncia contra Alexandre Campello no Conselho de Medicina do Rio de Janeiro. Ele acredita que o presidente cruz-maltino, que é ortopedista, feriu o código de ética da profissão, ao chamar Albino de incompetente quando justificou sua dispensa.

Albino se baseou em dois tópicos do código de ética para formular a denúncia:

- "As relações do médico com os demais profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente". (inciso 17 do capítulo I, dos direitos fundamentais)

- "O médico deverá ter com colegas respeito, consideração e solidariedade, sem se eximir de denunciar atos que contrariem os postulados médicos". (inciso 18 do capítulo I, dos direitos fundamentais)

A declaração de Campello foi dada na reunião do Conselho Deliberativo do Vasco, no dia 14 de maio. Na ocasião, questionado sobre as mudanças no departamento médico, ele justificou dizendo que Albino era incompetente.

- O presidente do Conselho de Beneméritos (Eurico Miranda) aparteou, dizendo não aceitar críticas ao antigo departamento médico, o que foi refutado pelo presidente Alexandre Campello, pela análise técnica destes profissionais que não detinham a capacidade exigida pois seriam fracos e incompetentes, não estando à altura do Vasco - diz trecho da ata da reunião.

Caso a denúncia seja aceita, Campello pode ser punido pelo Conselho de Medicina. As penalidades variam entre advertência, suspensão e cassação do exercício profissional pelo Conselho Federal.



Fonte: GloboEsporte.com