Feminino: Universidade americana oferece bolsa para Natália Lima, jogadora do Vasco
Quinta-feira, 29/11/2018 - 17:39
Natália Lima é sinônimo do que muitas meninas passam no Brasil. Sonham jogar futebol profissionalmente, mas a falta de base e oportunidades acabam por barrar o caminho. Apesar dos problemas, as chances ainda batem à porta. No último mês, uma instituição americana ofereceu uma bolsa de estudos de 90% à jovem de 19 anos, mas o passo rumo à vitória carece de ajuda. Mais uma em sua trajetória repleta de persistência.

Natália começou aos 12 anos seu caminho no futebol. Levada pelo avô a uma escolinha, desenvolveu a paixão pelo esporte. A trajetória não foi fácil até aqui. Várias trocas de times em busca de um lugar na modalidade que tanto ama. Aos 15 anos, fez peneira no Criciúma-RJ, time amador do Rio de Janeiro. Não tinha quem a levasse, mas, no último momento, contou com a ajuda dos chefes de sua avó que a pegaram em casa e a levaram até Copacabana para o teste. Passou, jogou Taça das Favelas.

Em 2017, aos 17 anos, deixou o Rio e seguiu para Taubaté-SP, onde foi titular e ficou até agosto. Retornou ao Rio sem clube, situação que permaneceu até janeiro de 2018. Voltou para São Paulo para uma nova chance, desta vez, em Franca. Atuou no Estadual e, em maio, novamente pegou o rumo de casa. Recebeu uma proposta para jogar no Vasco, mas sem remuneração ou ajuda de custo. Aceitou pela vitrine de vestir a camisa da equipe, onde disputou o Carioca.

Foi então que uma nova oportunidade surgiu. Por intermédio da treinadora Priscila Pereira, recebeu uma proposta de um instituição de ensino nos Estados Unidos, Eagle, no Texas, com garantia de bolsa de 90%, alimentação e emprego. Mas a dificuldade se impôs. Para garantir a ida, ela ainda precisa de R$ 2 mil, o valor da passagem, visto e tradução de documento. Ela acredita que irá garantir essa chance e dá a exata noção do que a oportunidade significa.

- Tenho 19 anos. Essa oportunidade para mim significa muita coisa. Primeiro porque além de jogar eu vou estudar. Ter uma bolsa de 90% em uma universidade dos Estados Unidos é uma oportunidade única. Essa oportunidade vem através do futebol, o que me deixa mais feliz ainda. Vou conseguir conciliar os dois sem ter que parar com o futebol para fazer a universidade, trabalhar e tudo mais. Isso me deixa mais feliz ainda. Saber que vou ter estabilidade. Vou ficar lá por pelo menos quatro anos até concluir a faculdade e sair de lá tendo uma carreira. Uma chance única para mim - afirmou Natália.



Fonte: Blog Dona do Campinho - GloboEsporte.com