Vitória sobre o Ceará no domingo pode levar o Vasco à Sul-Americana
Terça-feira, 27/11/2018 - 09:44
Se o empate contra o Ceará, no próximo domingo, no Castelão, já garante a permanência do Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro, a vitória pode classificar o Gigante da Colina para a Copa Sul-Americana.

A combinação de resultados para isso, no entanto, é um pouco mais complexa e envolve o desempenho dos times brasileiros que ainda brigam pelo título da Sul-Americana de 2018.

Fluminense e Atlético-PR fazem uma das semifinais do torneio e, no jogo de ida, em Curitiba, o Furacão venceu por 2 a 0. O jogo de volta acontece nesta 4ª-feira, no Maracanã (a outra semifinal reúne os colombianos Santa Fe e Junior Barranquilla, com vantagem para o último, que venceu o jogo de ida, fora de casa, por 2 a 0).

Caso um clube brasileiro conquiste o título continental, se classificará para a Copa Libertadores 2019 e mais uma vaga para a Sul-Americana 2019 via Campeonato Brasileiro se abrirá. Desta forma, uma vitória sobre o Ceará garantirá o Vasco na Sul-Americana de 2019 independente de qualquer outro resultado.

O problema é que, neste caso, os vascaínos teriam que acompanhar as finais da Sul-Americana de 2018, que estão marcadas para os dias 5 e 12 de dezembro, e torcer pelo clube brasileiro na decisão.

Para se livrar desse incômodo, a combinação de resultados passa a ser a seguinte: (1) o Vasco vencer o Ceará; (2) o Corinthians perder para o Grêmio em Porto Alegre OU o Fluminense tropeçar contra o América-MG no Rio. Nesse caso, o Gigante da Colina garantiria vaga na Sul-Americana 2019 sem precisar aguardar o desfecho da versão atual da competição.

Fonte: NETVASCO