Derrota para o Vasco em 2012 derrubou Felipão do Palmeiras
Sábado, 24/11/2018 - 12:10
Luiz Felipe Scolari pode ter uma ‘vingança doce' neste final de semana. Atual treinador do Palmeiras, o comandante tem uma memória triste de São Januário, palco da partida deste final de semana, pela penúltima rodada deste Brasileirão. Em 2012, ano de sua última passagem pelo Verdão, o time dirigido por Scolari perdeu por 3 a 1, partida que derrubou o treinador do comando do Palmeiras.

Naquele ano, apesar do título da Copa do Brasil, o Alviverde fez uma campanha bastante ruim no Campeonato Brasileiro. Scolari foi demitido em setembro daquele ano e Gilson Kleina assumiu a ‘bronca' na reta final, mas não evitou o segundo rebaixamento do clube em sua história.

Porém, desta vez, o Palmeiras vive uma realidade completamente diferente. Sob o comando de Scolari, o Verdão tem a chance de conquistar o deca campeonato brasileiro e o título pode acontecer em São Januário. Neste domingo, o Palmeiras pode ser campeão até mesmo com uma derrota.

Para que isso aconteça, basta o Flamengo não vencer o Cruzeiro em Belo Horizonte. Porém, para não depender de outros resultados, é só o Palmeiras vencer o Vasco no Rio de Janeiro.



Fonte: Fox Sports


Palmeiras enfrenta Vasco para ser Deca do Brasileiro; Felipão busca a redenção pessoal em São Januário

Neste domingo, o Palmeiras enfrenta o Vasco, às 17h (de Brasília), em São Januário, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, em busca de seu Decacampeonato nacional.

Se vencer na casa do rival, o time alviverde celebra o título em solo carioca, somando sua 10ª conquista do torneio - vale lembrar que, em 2010, a CBF unificou a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como Campeonato Brasileiros.

Caso empate ou perca, o Verdão ficará de olho no resultado de Cruzeiro x Flamengo, também neste domingo, às 17h, em Belo Horizonte. Se os cariocas não ganharem, a equipe paulista também conquista o Brasileirão.

Para o duelo na capital fluminense, o técnico Luiz Felipe Scolari conta com elenco completo. Além de não ter nenhum suspenso, o Palmeiras ganhou o reforço do meia Gustavo Scarpa, que cumpriu gancho na última rodada.

Nos treinos antes do jogo, porém, o treinador fez mistério e não revelou se irá manter a equipe que goleou o América-MG por 4 a 0, na última quarta-feira, ou se irá rodar o elenco, colocando atletas como Antônio Carlos, Edu Dracena e Felipe Melo.

Um provável time tem Weverton; Mayke (Jean), Luan (Antônio Carlos), Gustavo Gómez (Edu Dracena) e Victor Luís (Diogo Barbosa); Thiago Santos (Felipe Melo), Bruno Henrique e Lucas Lima (Moisés); Dudu, Willian e Deyverson (Borja).

O Vasco, por sua vez, chegou a 42 pontos com o triunfo sobre o São Paulo, na última quinta-feira, e se afastou do risco de rebaixamento, abrindo quatro pontos de vantagem para a zona da degola.

No entanto, o time comandado por Alberto Valentim depende ao menos de um empate neste domingo para ficar tranquilo de vez. Se perder, o clube da Colina pode chegar à última rodada correndo risco de cair para a Série B.

Para o confronto contra o líder do Brasileiro, Valentim deve manter a escalação da última quinta. A única dúvida fica por conta do goleiro: Fernando Miguel, que brilhou contra o São Paulo, ou Martín Silva, que vive momento ruim.

Com isso, o provável Vasco tem Fernando Miguel (Martín Silva); Luiz Gustavo, Werley, Leandro Castan e Henrique; Desábato, Andrey, Pikachu, Thiago Galhardo e Kelvin; Maxi López.

O estádio do Vasco é o lugar mais simbólico possível para Luiz Felipe Scolari buscar sua redenção pessoal.

Afinal, foi em São Januário que Felipão fez sua última partida pelo Verdão em sua passagem anterior, que durou entre 2010 e 2012.

Na ocasião, em 12 de setembro, pela 24ª rodada do Brasileirão 2012, o Palmeiras abriu o placar com o atacante Luan, mas levou a virada no segundo tempo, com gols de Tenório, Nílton e Juninho Pernambucano.

Scolari formou com Bruno; Artur, Wellington, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Corrêa, Tiago Real (Vinícius) e Valdívia; Luan (Betinho) e Barcos (Obina).

Já o Vasco teve Fernando Prass; Max (Luan), Douglas, Dedé e William Matheus; Nílton, Wendel, Juninho Pernambucano e Jhon Cley (Felipe); Tenório e Alecsandro (Éder Luís).

Aquela derrota em São Januário deixou o Palmeiras em penúltimo lugar no Brasileiro, e Felipão acabou demitido. Para o seu lugar, chegou Gilson Kleina, que não conseguiu salvar o Alviverde do rebaixamento.

Depois disso, Scolari acabou assumindo a seleção brasileira, pela qual viveu altos e baixos. Ganhou a Copa das Confederações de forma brilhante em cima da fortíssima Espanha, em 2013, mas, em 2014, foi eliminado na Copa do Mundo do Brasil tomando 7 a 1 da Alemanha na semifinal.

Em seguida, o gaúcho aventurou-se no futebol chinês, levantando vários troféus no país asiático antes de deixar o Guangzhou Evergrande, no final do ano passado.


Em agosto deste ano, ele aceitou convite para reassumir o Palmeiras no lugar de Roger Machado e mostrou uma nova faceta de seu trabalho: a ótima estratégia para girar o elenco em um torneio de pontos corridos.

Usando seus jogadores de forma inteligente, ele chegou a uma série de 21 jogos invicto e arrancou de forma impressionante na tabela, assumindo a liderança e abrindo boa frente sobre os concorrentes.

Neste domingo, no mesmo São Januário em que chegou "ao fundo do poço" em 2012, o bigodudo pode encontrar a justa redençaão.

Fonte: ESPN.com.br