Tite, sobre ex-vascaíno Allan: 'Deveria ter convocado antes'
Sexta-feira, 26/10/2018 - 12:49
A lista de convocados do técnico Tite teve dois nomes inéditos. Um deles vem do rodízio de goleiros sub-20: Brazão, do Cruzeiro. O outro era mais aguardado para ter a primeira chance: Allan, jogador do Napoli. O meio-campista de 27 anos foi indicação mais assertiva de Sylvinho, auxiliar técnico de Tite, que já observava o atleta há tempos.

- Ele (Sylvinho) me pressionou para caramba. Deveria ter convocado antes - disse, sorrindo, Tite, antes de passar a bola para Sylvinho.

- Faz sete anos que ele está na Europa. Começou na Udinese. No Napoli, jogava com Sarri no 4-3-3. Sempre fez essa função. Não vai ver número de gols e passes avantajados, mas é dinâmico. Sabe fazer, executar funções no meio de campo. Começou esta temporada com Ancelloti no 4-4-2. Ainda assim, ele continua fazendo o segundo homem de meio. No formato de três no meio, continua sendo o segundo. Ele está aqui por méritos - afirmou o auxiliar técnico Sylvinho.

Depois de Sylvinho, o treinador da seleção brasileira comentou o chamado do meia do Napoli. E comparou com o caso de Jorginho, que esteve no radar de Tite e terminou se naturalizando para atuar na seleção da Itália.

- Essas transições potencializam os jovens. Serve em relação ao Paulinho e Allan. Allan tem transição, rodinha no pé, "box to box", infiltrações, rompe, tem mobilidade. Traz consistência defensiva com chegada à frente. Agora ele e Hamsik com Ancelotti. Ele fez por merecer, a gente já vinha monitorando há bastante tempo. Assim como foi com Jorginho, íamos convocar, mas já estávamos direcionados a Fernandinho e Casemiro. Fomos leais, não temos condições de assegurar convocação. Ele acabou sendo convocado para seleção italiana - disse Tite.

Além de Brazão e Allan, outro nome em evidência na convocação de Tite foi o de Dedé. O zagueiro cruzeirense é o único da lista que disputa o Brasileirão - Brazão ainda não recebeu chances no campeonato. Por isso, se tornou exceção em uma lista que deixou de lado os jogadores que defendem clubes brasileiros, para não atrapalhar o andamento da competição nacional.

A comissão técnica da Seleção disse que houve contato com o Cruzeiro para convocar Dedé. Mesmo que a não convocação de atletas que jogam no Brasil seja questão de "bom senso", como disse Tite, o prejuízo, para ele, é inevitável. O treinador citou a ausência de Paquetá, um dos seus preferidos.

- (Não convocar) Traz prejuízo ao atleta, à entidade, à Seleção. Procuramos retirar esses problemas, porque eles afetam. Se o Paquetá não tivesse sido convocado, seria vendido, nos termos comerciais, pelo valor que foi? Se eu tivesse mais tempo com ele, será que não estaria no time titular? - indagou Tite.

A Seleção fica reunida entre os dias 12 e 20 de novembro, na cidade de Londres. Os amistosos serão contra Uruguai, no dia 16, e Camarões, dia 20.



Fonte: GloboEsporte.com