Hoje no Napoli, ex-vascaíno Allan entra na mira de Tite para defender a Seleção
Quarta-feira, 24/10/2018 - 17:34
PSG e Napoli se enfrentam nesta quarta-feira sob atenciosos olhares da comissão técnica da seleção brasileira. Além do trio parisiense de figurinhas carimbadas nas convocações – Neymar, Marquinhos e Thiago Silva –, do outro lado um jogador tem chamado atenção mundo afora e poderá surgir, na sexta-feira, pela primeira vez numa lista de Tite: o volante Allan.

Até um jornalista árabe, durante a última rodada de amistosos da Seleção, na cidade de Jedá, perguntou por que Allan jamais foi convocado.

A resposta coube ao auxiliar Sylvinho, que tem o observado mais de perto. Foi política. Há duas razões essenciais para Allan ainda não ter tido chances:

1. Há dúvidas sobre quais seriam a posição e a função dele dentro do sistema de jogo da Seleção, se primeiro homem de meio-campo, como Casemiro, ou um meia central, função já exercida por Paulinho e, atualmente, de Arthur ou Fred.

2. A comissão técnica admira a dinâmica do jogo de Allan, bem como sua marcação agressiva, mas sente falta de maior participação na parte ofensiva, na construção e finalização de jogadas.

Allan é tema frequente dos debates entre Tite e seus auxiliares. Eles costumam usar o termo "luz" para definir a inspiração no setor ofensivo para resolver o jogo num passe, numa movimentação ou, no caso dessa posição, num chute de média distância. É isso que não enxergam no volante, mas parecem cada vez mais dispostos a conhecê-lo mais de perto para sanar essas dúvidas.

O grupo da Liga dos Campeões pode ser um trampolim importante, pelo nível dos adversários. Allan foi eleito o melhor em campo na vitória do Napoli sobre o Liverpool, com nota 8,5 da "Gazzetta dello Sport". Diante do PSG, a atenção estará focada na qualidade de seu passe. No Campeonato Italiano, o volante lidera a estatística de desarmes: já fez 41.

As últimas atuações e o fato de Allan estar sendo treinado pelo italiano Carlo Ancelotti, principal espelho de Tite na profissão, o aproximaram de romper esse bloqueio.

Tite vai anunciar na sexta-feira, às 11h, os convocados para os amistosos de novembro, contra Uruguai, dia 16, e adversário ainda a ser definido, no dia 20. Será a última lista de 2018.



Fonte: GloboEsporte.com