Vasco é o 15º time em gols marcados em contra-ataques no Brasileiro e o 5º que mais sofreu
Quinta-feira, 04/10/2018 - 15:26
Quando o assunto é contra-ataque, os setores ofensivos de Santos e Atlético-MG têm do que se gabar. As duas equipes são as que mais marcaram gols desta maneira no Campeonato Brasileiro de 2018 até aqui (27ª rodada). O Peixe lidera o ranking por ter balançado as redes adversárias em 11 oportunidades. O Galo, em segundo lugar, fez 9 gols.

Os contra-golpes são parte fundamental do estilo de jogo do Peixe: 35% de todos os gols da equipe no Brasileirão foram marcados assim. Gabigol e Rodrygo são peças impotantes neste esquema. O primeiro finalizou 22 vezes e marcou sete gols em contra-ataques, enquanto a relevação santista tem 15 arremates e quatro gols.



O Atlético-MG tem o melhor ataque do torneio, com 47 gols marcados. Quase 20% destes gols foram feitos em contra-ataques. Ricardo Oliveira comanda este tipo de jogada, com 18 finalizações e quatro bolas na rede. Cazares vem logo atrás, com 13 arremates e um gol.

Flamengo e São Paulo, empatados com sete gols cada, ocupam o terceiro lugar do ranking. O curioso é que apenas um time não marcou em contra-ataques: apesar de ter finalizado em 26 oportunidades de contra-golpe, o Cruzeiro ainda não conseguiu sair do zero.

O outro lado: os que mais sofrem

Os cinco times que mais sofreram gols em contra-ataques no Brasileirão são, também, os cinco últimos da tabela de classificação. O Vitória, que tem também a pior defesa do torneio (sofreu 48 gols), lidera a indesejada lista, com 10 gols tomados. A Chapecoense, com nove, e o Paraná, com oito, fecham o top 3.

O único time que ainda não foi vazado em contra-ataques é o Flamengo. A equipe carioca recebeu 39 finalizações, mas não cedeu o gol ao adversário. Vale uma observação: a equipe do Espião Estatístico não considerou o gol sofrido pelo Flamengo contra o São Paulo, na 13ª rodada, como um gol de contra-ataque, pois há duas rebatidas da defesa rubro-negra antes da finalização de Everton.



Fonte: Blog Espião Estatístico - GloboEsporte.com