Goleiros João Pedro e Thawan se destacam no Sub-13 e Sub-14 do Vasco
Quinta-feira, 04/10/2018 - 13:27
Em 120 anos de história, o Vasco teve grandes goleiros em várias gerações, desde Nelson da Conceição (goleiro do Camisas Negras), passando por Jaguaré, Rey, Barbosa, Andrada, Mazarópi, Acácio, Carlos Germano, Hélton, Fernando Prass e Martín Silva. Dos citados, muitos foram formados em São Januário. E visando manter essa tradição, o Gigante da Colina já tem Jordi e João Pedro no elenco profissional e dois garotos que vem se destacando na base: João Pedro (no Sub-13) e Thawan (no Sub-14).

As categorias defendidas pela dupla conquistaram títulos recentemente com o bom desempenho dos garotos em disputa de pênaltis. A história da dupla é parecida. Ambos chegaram no Vasco após passagens por outros clubes e criaram uma forte identificação com o Cruzmaltino.

- Cheguei com nove anos, como terceiro reserva, após ter sido dispensado de um outro clube e trabalhei muito para ir conquistando meu espaço. Hoje sou titular na minha categoria e muito feliz aqui no Vasco - conta João Pedro, seguido por Thawan:

- Cheguei em 2016. Vim para fazer um teste, passei um período de dez dias e voltei para Goiânia, que é minha cidade natal. Em 2017 eu estava em outro clube, mas tinha amigos que vieram aqui pro Vasco e tive a chance de voltar pra cá e estou aqui até hoje.

Apesar de muito novos, os garotos sabem que a história de goleiros em São Januário é longa e vitoriosa. No Vasco desde o início de 2014, o uruguaio Martín Silva é a grande referência no gol vascaíno dos meninos atualmente. E no dia a dia de trabalho, os jovens ainda tem a oportunidade de trabalhar com Acácio, que é coordenador da posição nas categorias de base:

- Uma referência minha na posição hoje é o Cortouis. Ele é muito ágil, se impõe e tem uma personalidade muito forte. Gosto muito do Martin e também do João Pedro, ele sempre conversa comigo, dá algumas dicas, conselhos. É um cara muito legal - conta João, antes de Thawan falar:

- O Martín é um ídolo. Outro goleiro que gosto muito é o Buffon, até pela idade, a experiência. Eu sou alojado e sempre passo olhando pelo painel de ídolos. Quando vejo o Acácio eu penso: "cara, esse é o mesmo que está aqui no nosso dia a dia. É o meu coordenador".

Ao entrar no gramado de São Januário para as fotos dessa matérias, os garotos mostraram muito respeito pela Colina Histórica. Ambos tiveram seu ritual pessoal, como se benzer, rezar e pisar com o pé direito no gramado. Questionados sobre o maior sonho deles no Vasco, os meninos não hesitaram:

- A torcida gritar o nome deve ser uma emoção enorme. O sonho de toda criança. Eu já cheguei a jogar aqui em São Januário, mas não estava cheio como um jogo do profissional. Mas é uma energia diferente - sonha Thawan, junto com João Pedro:

- Meu maior sonho aqui no Vasco é conquistar uma Libertadores e um Mundial. É um clube que me acolheu, me ajudou e está me formando. Sonho em atuar pelo profissional e ver a torcida gritar meu nome.



Fonte: Site oficial do Vasco