Alberto Valentim fala sobre subida de Rafael França, Rodrigo Fernandes, Dudu e Hugo Borges aos profissionais
Quinta-feira, 27/09/2018 - 15:49
Com o objetivo ganhar novas opções para os próximos desafios da temporada, o Departamento de Futebol incorporou quatro jogadores da categoria sub-20 ao time profissional. O lateral-direito Rafael França, o volante Rodrigo Fernandes, o meio-campo Dudu e o atacante Hugo Borges fizeram o primeiro treinamento com o grupo na última terça-feira (25) e estão à disposição da comissão técnica para a reta final do Campeonato Brasileiro.

Em São Januário desde as equipes iniciais, os jovens jogadores fazem parte da conhecida Geração 98, que conquistou títulos importantes em todas as categorias que passou nas divisões de base do Gigante da Colina. A última taça levantada foi a do Campeonato Carioca sub-20 do ano passado, torneio que o Almirante não vencia desde 2010. Em entrevista ao Site Oficial, o técnico Alberto Valentim falou sobre a subida dos atletas.

- É importante demais ter esses meninos conosco aqui no profissional. Eles vão pegar mais rapidamente a nossa forma de trabalhar. O futebol é muito dinâmico e você pode precisar de jogadores a qualquer momento, quando menos esperar. Temos o exemplo recente do Marrony, que está há pouco tempo conosco e tem entrado nos jogos, chegando inclusive a marcar um gol contra o Bahia nos ajudou na conquista da vitória - disse o comandante, se mostrando confiante quanto a utilização das jovens promessas.

- Além da forma de trabalhar, da nossa metodologia, eles irão adquirir o ritmo do profissional, que é bastante diferente daquele que eles estavam acostumados a encontrar no sub-20. Tem a questão também do ganho de experiência, pois todos estarão lado a lado com jogadores experientes. Acredito que a chegada desses garotos, essa troca entre jovens e e experientes, será muito benéfica para nós. Iremos ganhar muito com a vinda desses meninos que estão em busca de espaço no futebol - completou Alberto Valentim.

A promoção do quarteto faz parte também de um planejamento cruzmaltino visando a próxima edição da Copa São Paulo. Isso porque Rafael França, Rodrigo, Dudu e Hugo estão no último ano de categoria, e não possuem mais idade para disputar a tradicional competição. Sendo assim, a comissão técnica da categoria, liderada pelo treinador Marcos Valadares, aproveitará os últimos meses do ano para rodar o grupo, incorporando ao mesmo atletas do sub-17.

- Usaremos o Torneio OPG e Copa RS para evoluirmos esta equipe e fazê-la chegar bem preparada na Copinha. Os atletas do sub-17 entram naturalmente neste contexto, pois no início do ano que vem já serão do sub 20. É importante que a transição deles ocorra ainda este ano para se ambientarem na categoria. Mas isto acontecerá no momento propício, já que disputarão a Copa do Brasil sub-17 e as finais do Estadual. Sabemos da importância destes jogos para o desenvolvimento desses meninos - afirmou Marcos Valadares, festejando em seguida a subida dos antigos comandados.

- É muito satisfatório para todos nós que estamos na base ver o fruto do trabalho sendo valorizado pelo clube. Os atletas se dedicaram muito, evoluíram bem e esperamos que continuem crescendo no profissional. Vejo que o caminho para a maioria das equipes brasileiras é o investimento nas categorias de base. É fundamental qualificarmos o trabalho para revelarmos mais jogadores de bom nível e totalmente indentificados com as cores do clube. Estou bastante feliz com a subida deles - finalizou o treinador do sub-20.

Conheça os novos integrantes do elenco profissional do Vasco da Gama:

Rafael França- Lateral- 20 anos: Rafael França chegou ao Cruzmaltino no ano de 2007, ainda para atuar na equipe de futsal, e concluiu os estudos no Colégio Vasco da Gama. Foi titular ao longo de toda sua trajetória na base vascaína, sendo capitão da Geração 98 até a categoria sub-17. Sua posição de origem é volante, mas aceitou o desafio de se transformar em lateral no ano passado, em virtude de uma necessidade da categoria sub-20. Se adaptou bem e acabou sendo peça importante do time júnior campeão estadual no ano passado. Estreou no profissional em janeiro, diante da Cabofriense, pelo Campeonato Carioca.

Rodrigo Fernandes- Volante- 20 anos: Embora tenha sido titular no sub-20 atuando na posição de volante, Rodrigo é zagueiro de origem e atuou nessa função em grande parte de sua trajetória em São Januário, mas também já chegou a ser utilizado como lateral-direito. A polivalência é uma das principais qualidades do jovem jogador, que chegou ao Almirante em 2009, aos 10 anos de idade, e foi titular até o título do Carioca sub-17, conquistado pela "Geração 98" em 2015. Nas primeiras temporadas como sub-20, o volante conviveu com as lesões e só voltou a receber chances no segundo semestre de 2017. Foi o capitão vascaíno na Copa São Paulo de 2018.

Dudu- Meia- 19 anos: Destaque do time júnior nas últimas temporadas, Dudu chegou ao Cruzmaltino em 2010, mas conviveu com as lesões e só conseguiu se firmar no ano de 2015, quando foi peça importante durante conquista do Carioca sub-17. Em 2017, após uma temporada de adaptação, assumiu a titularidade no sub-20 e se destacou nos títulos da Taça Guanabara, da Taça Rio e do Estadual. As atuações fizeram Dudu passar a ser observado de perto pelo profissional. Foi relacionado para um jogo desse Brasileiro, contra o Internacional, em Porto Alegre.

Hugo Borges- Atacante- 20 anos: Cria do futsal do clube, onde chegou em 2005, Hugo Borges acumula passagens pela base da Seleção Brasileiro e tem um histórico goleador dentro de São Januário. O jovem foi artilheiro dos Cariocas sub-15 e sub-17 e encerrou as duas das quatro últimas temporadas como o maior goleador do Gigante da Colina. Foram 26 gols em 2015 e 27 em 2016. Dono da camisa 11, o centroavante é fã de Romário e fez sua estreia no profissional em fevereiro, no Campeonato Carioca, diante do Volta Redonda, após ser o artilheiro do Vasco na Copinha.



Fonte: Site oficial do Vasco