Após integração de jovens ao profissional, juniores começam a se preparar para Copa SP
Quarta-feira, 26/09/2018 - 10:51
Com muitos desfalques devido a problemas físicos, o técnico Alberto Valentim recorreu à base do Vasco para conseguir reforços. A partir desta quarta-feira, quatro jogadores do sub-20 serão incorporados definitivamente ao elenco profissional: o lateral-direito/volante Rafael França, o volante Rodrigo, o meia Dudu e o atacante Hugo Borges. A notícia foi publicada pelo "Lance!" e confirmada pelo GloboEsporte.com.

O quarteto já treinou com os profissionais nesta terça-feira, junto com outros meninos dos juniores. Rodrigo chega para compor um setor que perdeu Desábato, Bruno Silva e Raul, todos lesionados. A esperança é de que os atletas possam ajudar como Marrony, outro proveniente do sub-20, que fez o gol da vitória sobre o Bahia na última segunda-feira.

- Agora vamos trazer o Rodrigo, volante, por causa das fraturas (Desábato e Bruno Silva). Eles precisam estar prontos para jogar. Falo muito isso para eles. O Marrony tem ido bem e hoje foi coroado. Tem muita personalidade - disse Valentim, em entrevista coletiva após a vitória sobre o Bahia.

Dos quatro, quem tem mais urgência para mostrar serviço é Rafael França. Desde os nove anos em São Januário, ele tem seu contrato encerrando em dezembro, e a tendência era não renovar. Agora, com a chance nos profissionais, pode mudar seu destino.

Dudu e Hugo Borges são mais conhecidos dos torcedores. O meia vem sendo titular desde o ano passado, quando conquistou o Campeonato Carioca sub-20 e é visto como um jogador de habilidade e técnica. O segundo é um dos principais artilheiros da base, mas sofreu com problemas físicos nos últimos dois anos

.Sub-20 de olho na Copinha

Desde a eliminação no Campeonato Brasileiro sub-20, a diretoria tinha o planejamento de reformular os juniores. Estava definido de que os jogadores no último ano na categoria não disputariam as duas competições restantes da temporada: o Torneio Octávio Pinto Guimarães e a Copa RS.

Além do quarteto promovido, há ainda o goleiro João Pedro e o lateral-esquerdo Luan nesta situação. O primeiro já fazia parte do elenco profissional desde o início do ano, embora descesse ao sub-20 para manter ritmo de jogol, enquanto o segundo se recupera de uma lesão no tornozelo direito e dificilmente renovará seu contrato, que se encerra em dezembro.

Sem estes jogadores mais experientes, a montagem do elenco tem como norte a Copa São Paulo de Juniores de 2019. A ideia é começar a subir jogadores nascidos em 2001, que hoje estão na equipe sub-17, para prepará-los para a Copinha.

Destaque do sub-17 sem contrato

O sub-17 inicia em outubro a disputa da Copa do Brasil da categoria. A geração é tratada como uma das mais promissoras do clube - recentemente, o atacante Talles Magno foi convocado para a seleção brasileira da categoria.

Outro destaque desta geração passa por indefinição. O lateral-esquerdo Riquelme, que também tem passagem pela seleção brasileira, completou 16 anos em agosto, mas ainda não assinou o contrato profissional.

De acordo com a diretoria do Vasco, estão sendo resolvidos detalhes para que seja sacramentado o acerto. Há, porém, certa insatisfação com a demora no processo - na visão dos dirigentes, os representantes do jogador têm dificultado a assinatura. Recentemente, o empresário Jailton Oliveira afirmou que há interesse de outros clubes em Riquelme.

- O Riquelme é um jovem de grande talento. Umas das principais joias da base do Vasco no momento. Obviamente que esse talento diferenciado desperta interesse de outros grandes clubes nacionais e internacionais também. Já recebi contato de varios clubes do Brasil e do exterior, mas prefiro não citar nomes - disse Jailton.



Fonte: GloboEsporte.com