Como mandante, Vasco teve seu maior público no clássico do último sábado contra o Urubu
Sexta-feira, 21/09/2018 - 19:39
As torcidas compareceram em peso nos estádios no último fim de semana do Brasileirão. Motivadas por clássicos, ascensão do time ou pelo simples prazer de ver um jogo in loco, elas quebraram o recorde de média de público por rodada na competição. Ao todo, foram 234.813 pessoas pagando ingresso, com média de 23.481 por partida na rodada #25, superando os 22.895 pagantes da rodada #16.

Antes da Copa, a média de público nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão ficou em 17.211 pagantes. A variação a cada rodada era bem pequena, e apenas a rodada #4 teve números superiores a 20 mil pagantes por jogo. Depois do Mundial da Rússia, o aumento é significativo: seis das 13 rodadas superaram a média de 20 mil pagantes em cada partida, e a média por jogo foi para 19.143 pagantes.

A tendência de bom público é observada desde as últimas rodadas. Com isso, podemos afirmar que a presença das torcidas nos jogos está crescendo gradativamente. Veja os gráficos.



Bahia, Botafogo, Chapecoense e Vasco tiveram seus maiores públicos como mandantes na Série A na 25ª rodada. Santos e Cruzeiro conseguiram a segunda melhor marca, sendo que o Peixe bateu o seu recorde na Vila Belmiro, com 13.488 pagantes.

O jogo com maior público no fim de semana foi o clássico carioca realizado no Mané Garrincha, em Brasília: 54.288 pessoas pagaram ingresso para ver o empate em 1 a 1 entre Vasco e Flamengo. Outra partida que alavancou os números da rodada foi o triunfo por 2 a 0 do Ceará sobre o Vitória, com 31.502 pagantes no Castelão.

Entenda como é feito o cálculo no boletim financeiro

Para chegarmos ao número de pagantes a conta é simples: somamos a quantidade de ingressos utilizados disponíveis no boletim financeiro do jogo que geraram renda ou substraímos o público total pelos ingressos utilizados que estão zerados na arrecadação, como mostramos com as setas na imagem abaixo do borderô de Cruzeiro 1 x 0 América-MG.



Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com