Futebol Americano: Conheça Rômulo Ramos, o R40 do Vasco
Quarta-feira, 05/09/2018 - 11:42
Vasco da Gama Patriotas
Conheça o "Braço de Ferro" R40, o "gringo" do Vasco da Gama Patriotas

Por Evandro Costa

Um dos maiores jogadores de futebol americano do Brasil joga no Vasco da Gama Patriotas. Estamos falando do Romulo Ramos, ou R40, o running back da Seleção Brasileira. Nascido em Bacaxá, Região dos Lagos, o craque está com 31 anos e há 15 joga o esporte da bola oval. O atleta começou no FA nas areias de Saquarema em 2003, no Saquarema Tsunamis, levado por um amigo do colégio, sendo Tricampeão Carioca.

Em 2007, Romulo foi para a grama e em grande estilo, sendo convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez para a disputa de um amistoso. Finalmente em 2013 R40 chega ao Vasco da Gama Patriotas. E, em dezembro do ano seguinte se tornou Campeão Brasileiro na histórica decisão contra o T-Rex de Santa Catarina, no Ibirapuera, em São Paulo. O jogador falou sobre o início da carreira.

- A minha primeira posição no FA foi CB ( cornner back ), jogador de defesa que marca os wide receivers. Antes, eu nadei e joguei futebol; era goleiro; mas o futebol americano é a minha grande paixão e o meu ídolo no esporte é o Adrian Peterson, running back da NFL – afirmou Romulo.

Uma das características do craque vascaíno é a força física, que o faz dentro de campo ter disposição para se manter firme nos jogos. E, por isso, ganhou um apelido que combina com o seu perfil.

- Essa expressão "Braço de Ferro" que o pessoal fala é usada para corredor se defender dos oponentes. Você dá uma "mãozada" no defensor e com o braço esticado não deixa ele te pegar – explicou R40.

O head coach Bruno Barandas é só elogios ao jogador e comemora poder sempre contar com o seu futebol.

- O Romulo é um veterano e continua com a mesma intensidade de um iniciante, além de tecnicamente ser um craque. Muitos dizem por aí, que os times brasileiros precisam ter um jogador americano em suas equipes. O nosso "gringo" é de fora sim, mora em Cabo Frio e vem treinar e jogar aqui no Rio toda semana – afirmou Barandas.

O jogador que já recebeu proposta de outros times ( inclusive para receber salário, uma vez que o esporte no Brasil é amador ) já projeta o futuro no Gigante da Colina e no escrete canarinho.

- O meu plano é jogar mais um ano pelo Vasco, equipe que eu amo e não saio, e disputar a Copa do Mundo do ano que vem pela Seleção Brasileira – disse R40.

O próximo compromisso de Romulo com o Vasco Patriotas será no sábado, (08-09), às 14:00hs, no Olaria ( ingresso a R$10,00), no clássico lusitano, contra a Portuguesa FA de São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. O cruzmaltino está invicto no nacional com três vitórias.

Fotos:
1- Romulo e o filho Antonio
2- R40 em ação com o "Braço de Ferro" contra o Flamengo, na jogada em que marcou um TD atravessando quase todo o campo



Fonte: Facebook Vasco da Gama Patriotas