Vasco investe no 3º técnico jovem nos últimos 5 anos
Terça-feira, 28/08/2018 - 17:47
Alberto Valentim, novo técnico do Vasco, tem 43 anos, mesma idade de Doriva quando ele foi campeão estadual pelo time da Colina em 2015. Ano passado, quando levou o Cruz-Maltino para a Libertadores via Campeonato Brasileiro, Zé Ricardo tinha 46. São três exemplos de treinadores da chamada nova geração do país que passaram por São Januário nos últimos cinco anos. Entre semelhanças e diferenças, encaram no clube o desafio de se firmarem entre os grandes do Brasil.

Os três chegam ao Vasco com títulos estaduais no currículo. Valentim foi inclusive campeão em cima do Vasco este ano e poderá se redimir da tristeza que causou em São Januário, quando estava a serviço do Botafogo. Zé Ricardo venceu o Estadual com o Flamengo em 2017, meses antes de assumir o time. Doriva conseguiu um feito mais expressivo: foi campeão paulista pelo Ituano em 2014 e no ano seguinte chegou ao Vasco.

O perfil dos três também é semelhante, no que diz respeito à formação. Alberto Valentim é contratado pelo Vasco com fama de estudioso do futebol, assim como é visto Doriva e Zé Ricardo. Os três surpreenderam nos seus primeiros trabalhos pela parte tática, cada um com sua peculiaridade.

Doriva, por exemplo, tinha como característica a força do sistema defensivo. Foi muito em cima dessa virtude que conseguiu ser campeão estadual em 2015 com o Vasco. Zé Ricardo, por sua vez, tem um estilo mais equilibrado na formação de suas equipes. Já Valentim gosta de times com maior ofensividade.

Outra diferença entre os três é referente à personalidade. Doriva, atualmente no CRB, na Série B, é tido como o mais tímido dos três. No Vasco, teve problemas para lidar com alguns medalhões do elenco por causa disso e acabou fora do Vasco. Zé Ricardo, hoje no Botafogo, também faz um estilo mais discreto, baseado na conversa. É tido como um bom administrador de jogadores. Já Alberto Valentim chega ao clube de São Januário com a fama de mais temperamental no trato com o grupo.

O treinador fará sua estreia quarta-feira e o Vasco será apenas o quinto trabalho que Alberto Valentim começará na carreira. Na Colina, terá como um dos objetivos justamente a consolidação do nome no mercado. Doriva, depois de ser campeão estadual pelo Vasco, não conseguiu trabalho de destaque, mas não parou muito tempo desempregado: treinou oito times depois do Cruz-Maltino. Zé Ricardo, depois de pedir para sair do Vasco, foi para o Botafogo dois meses depois.



Fonte: Extra Online