Vasco teve bom 1º tempo contra o Palmeiras, mas sofreu gol após substituição
Segunda-feira, 13/08/2018 - 13:57
Parece até notícia repetida, mas mais uma vez a oscilação complicou o Vasco. Neste domingo à noite, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino fez um bom primeiro tempo contra o Palmeiras, mas o intervalo não fez bem para a equipe. Um vacilo bobo da defesa e a queda de produção foram decisivos para que o time comandado pelo técnico Jorginho perdesse fora de casa.

Na etapa inicial, o Vasco construiu jogadas pelo lado esquerdo (sempre com Thiago Galhardo) e deu sinais de que poderia até conseguir a vitória, mas Jorginho mexeu mal. Com a saída de Rafael Galhardo, Andrey foi para a lateral direita, e Raul entrou no meio. No primeiro depois da alteração, o volante improvisado no lado parou e viu o Palmeiras abrir o placar. Depois, o técnico repetiu a opção de quinta-feira: Raul na direita, Andrey no meio.

Entenda a quarta derrota do Vasco no Campeonato Brasileiro:

Lado esquerdo

Assim como diante da LDU, na quinta-feira, o Vasco começou o jogo com Thiago Galhardo aberto pelo lado esquerdo e Giovanni Augusto centralizado, na armação das jogadas. E mais uma vez deu certo.

Galhardo, um dos mais técnicos do elenco cruz-maltino – quiçá o mais -, deu trabalho à defesa do Palmeiras. As jogadas pela esquerda ainda tinham um componente importante: o apoio de Pikachu pelo lado oposto.

O lateral-direito, novamente escalado como atacante, sempre aparecia na área para Ramon ou Thiago Galhardo cruzarem por baixo. Perto do fim do primeiro tempo, Pikachu recebeu bom passe depois de mais uma jogada pelo lado oposto e quase abriu o placar. Era a arma cruz-maltina.

Problemas na defesa

No início do segundo tempo, Jorginho tirou o lateral-direito Rafael Galhardo e colocou o volante Raul, que havia jogado pelo lado na quinta-feira. Com a alteração, o técnico deslocou Andrey para a lateral. No lance seguinte, porém, o meio-campista parou e viu Hyoran finalizar para, no rebote do travessão, Deyverson abrir o placar.

Pouco depois, então, Jorginho repetiu o posicionamento que tinha dado certo na quinta-feira: voltou Andrey para o meio de campo e colocou Raul na lateral direita.

Dois tempos diferentes

O primeiro tempo do Vasco na Arena Palmeiras foi muito bom. Com Thiago Galhardo inspirado pela esquerda e Pikachu como opção para cruzamentos pelo chão, o Cruz-Maltino jogou melhor que o adversário. Os contra-ataques rápidos funcionavam bem, apesar de as finalizações não entrarem.

O intervalo, porém, não fez bem ao Vasco. A equipe voltou para o segundo tempo pior do que terminou o primeiro. Thiago Galhardo passou a jogar centralizado para ajudar Giovanni Augusto na armação, mas não surtiu efeito. Pelo meio, o Palmeiras marcava bem. Num vacilo da defesa, o Cruz-Maltino sofreu o gol e não conseguiu reagir. A regularidade, mais uma vez, fez falta.

Estreias

Jorginho promoveu três estreias neste domingo à noite. O zagueiro Leandro Castan, diante dos problemas físicos de Henríquez e Breno, teve de ser titular mesmo sem estar 100%, após só uma semana de treinamentos.

No segundo tempo, os atacantes Vinícius Araújo e Maxi López entraram nos lugares de Giovanni Augusto e Andrés Ríos. O primeiro jogou aberto pela esquerda, enquanto o segundo foi opção dentro da área.

As novidades podem ser úteis para um Vasco sem tantas opções no segundo semestre do Campeonato Brasileiro, apesar de só Castan ter feito uma boa partida na Arena Palmeiras – os demais entraram mais perto do fim e pouco produziram. Agora, só resta a competição de pontos corridos para o Cruz-Maltino, que já foi eliminado da Copa do Brasil, da Libertadores e da Sul-Americana.



Fonte: GloboEsporte.com