Vasco x LDU em São Januário teve agressão a youtuber e relato de assédio a mulheres
Sábado, 11/08/2018 - 09:44
O jogo entre Vasco e LDU (EQU), na última quinta-feira, pela Copa Sul-Americana, trouxe novamente o ambiente de agressões, intimidações, ameaças e assédios que se tornaram quase que rotineiros em São Januário no período eleitoral do ano passado.

Num dos episódios, o youtuber João Victor - que em suas redes sociais leva a alcunha de "João Almirante" e é conhecido pelo humor crítico - relata ter sido agredido antes dea bola rolar na rua General Almério de Moura, bem em frente à entrada da social e um dos points de concentração dos torcedores.

"Eu estava com um amigo e chegou esse grupo. Eram quatro ou cinco pessoas e um desses caras já tinha me ameaçado antes pelos meus tweets, minhas postagens. Então depois fui agredido, tomei um soco. Depois meu amigo disse que eles queriam me chutar no chão, mas um deles mesmo os segurou", declarou ao UOL Esporte o vascaíno.

Ídolo do Vasco, o ex-jogador e comentarista Juninho Pernambucano cobrou providências do clube sobre as agressões e teve como resposta do Cruzmaltino a promessa de que os casos serão investigados:

Juninho Pernambucano @Juninhope08
Alô @VascodaGama verdadeiros torcedores continuam sendo agredidos em jogos em São Januário. Até quando vão continuar permitindo isso ? Como chamar o torcedor pra ser sócio assim ? Lamentável e são varios casos que se repetem.

#Vasco120 @VascodaGama
Fala, @Juninhope08!

Estamos apurando o que ocorreu e tomaremos as medidas cabíveis. Certamente é algo inaceitável e que não há espaço em nosso club e na sociedade de uma forma em geral.

Obrigado por toda a preocupação com os vascaínos e com o club.

Saudações Vascaínas


Já o site "News Colina" alegou que sua colunista Ana Clara foi assediada dentro de São Januário durante a partida. O UOL Esporte não conseguiu contato com ela:

NewsColina! @newscolina
Além da eliminação em campo, infelizmente, temos mais um motivo a lamentar. Nossa colunista e integrante, @anaclaaraj, sofreu com o assédio em nossa casa, a casa dela, ao ter sua bunda alisada e apertada por um homem, com o seu grupo de amigos, no estádio. Até quando?


Criado este ano para combater e repudiar os assédios nas arquibancadas, o movimento "Vascaínas contra o assédio" denunciou que outros casos ocorreram com pelo menos mais três meninas somente na última quinta-feira, dia em que, coincidentemente, elas fizeram uma ação de panfletagem em São Januário alertando justamente sobre esse tema:

Vascaínas Contra o Assédio @CRVGSemAssedio
Ontem tivemos mais casos de assédio dentro de SJ, incluíndo 3 integrantes do movimento (que estavam com a blusa), um caso denunciado agora pouco pelo @newscolina e, sem dúvidas, mais diversos casos não vistos e não denunciados.

Ainda nos perguntarão o motivo da nossa existência?


Uma das 12 coordenadoras do movimento, membro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Thaís Cardoso aconselhou como a mulher tem de se portar caso seja vítima destes atos.

"De imediato elas têm de ir ao Jecrim (Juizado Especial Criminal situado dentro de São Januário). Se elas sofrerem qualquer tipo de assédio ou discriminação, têm de prestar queixa, tentar filmar de alguma forma, colher testemunhas. Caso não tenham ido de imediato, podem ir na DEAM (Delegacia de Atendimento a Mulher) e também procurar o movimento que iremos acolhê-la", declarou ao UOL Esporte.

Ano passado, durante a corrida eleitoral vascaína, uma série de casos de agressões, ameaças e assédios foram registrados ou relatados, mas um combate efetivo a estes episódios ainda não foi apresentado.

Em campo, o Vasco venceu a LDU por 1 a 0, mas como havia perdido em Quito (EQU) por 3 a 1, foi eliminado da Copa Sul-Americana.



Fonte: UOL