Natação Paralímpica: Joana Neves bate recorde das Américas no revezamento 4x50m livre
Sexta-feira, 10/08/2018 - 14:24
O Brasil largou bem no Parapan-Pacífico de Natação, iniciado na madrugada desta quinta-feira em Cairns, na Austrália. O destaque do dia ficou por conta do revezamento 4x50m livre 20 pontos, que não só subiu ao lugar mais alto do pódio como também quebrou o recorde das Américas. Ao todo, a natação brasileira obteve oito medalhas (três de ouro) neste primeiro dia de competição. O evento vai até a próxima segunda-feira, dia 13.

Participaram do revezamento campeão Patrícia Santos (classe S4), Joana Neves (S5), Daniel Dias (S5) e Talisson Glock (S6). Os nadadores combinaram para o tempo de 2min25s12, 30 centésimos abaixo dos 2min25s45 estabelecidos também pela equipe nacional, nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. Na ocasião, os brasileiros ficaram com a medalha de prata.

- Essa formação nadou as eliminatórias dos Jogos do Rio 2016, prova em que ficamos com a prata, mas agora o Talisson e a Patrícia se firmaram como titulares da equipe. Ainda temos condições de melhorar essa marca até Tóquio e brigar novamente por uma medalha - disse o treinador-chefe da seleção brasileira de natação paralímpica, Leonardo Tomasello.

Dentre as provas individuais, destaque para Daniel Dias. O multicampeão conquistou o ouro nos 200m livre S5, com o tempo de 2min37s10. Na versão feminina desta prova, Joana Neves trouxe a terceira medalha de ouro do país, ao nadar a distância em 3min17s37.

Ao todo, dez países participam do Parapan-Pacífico 2018. As disputas acontecem no Tobruk Memorial Pool, piscina construída para homenagear os soldados australianos que lutaram na Batalha de Tobruque, durante a Segunda Guerra Mundial. O evento acontece a cada quatro anos, e sua última edição foi em 2014, na Califórnia, nos Estados Unidos.



Fonte: GloboEsporte.com