Confira entrevista com o VP de comunicação do Vasco Diego Carvalho
Domingo, 29/07/2018 - 06:29
Depois de exclusivas com Otto Carvalho e Julio Brant, chegou a vez do atual VP de Comunicação, Diego Carvalho. Militante da política vascaína há um bom tempo, Diego já foi membro do Conselho Fiscal eleito pela oposição no último mandato do ex presidente Eurico Miranda e foi um dos principais responsáveis pelo mapeamento dos sócios irregulares na ultima eleição.

Para contextualizar e informar o vascaíno de forma geral, primeiramente, vamos estabelecer qual é a atribuição e atuação da pasta ‘Comunicações' dentro do cenário do clube. Pouco mais de dois meses no cargo de vice-presidente, Diego citou o artigo 113 do Estatuto do Clube ao falar das suas atribuições:

"Art. 113-Compete ao Vice-Presidente do Departamento de Comunicações:
I. Organizar, dirigir e fazer executar os serviços de Secretaria, constante de expediente, cadastro, relações públicas, estatística, processamento de propostas de sócio e expedição de carteiras, diplomas etc.
II. Assinar com o Presidente, na qualidade de Secretário, as carteiras e títulos de sócio do Clube.
III. Assinar a correspondência comum do Clube quando não firmada pelo Presidente.
IV. Cumprir outras missões ligadas ao desempenho das funções normais do seu cargo.
Parágrafo Único -As Divisões terão entre outras as seguintes incumbências:
a) Divisão de Expediente – O encargo geral dos serviços de protocolo e arquivo expediente das sessões; expedição da correspondência geral e dos Poderes do Clube; encaminhamento interno e externo de papéis.
b) Divisão de Cadastro – Manter por meio de fichas o cadastro geral dos sócios, com anotações de suas atividades e serviços prestados ao Clube; agrupamento dos mesmos pelas categorias e demais características requeridas para fins legais e estatutários.
c) Divisão de Estatística – Organizar, anualmente quadros estatísticos das atividades do Clube e do seu movimento econômico-financeiro e mensalmente, em colaboração com o Departamento de Finanças, o quadro do movimento geral dos sócios do Clube"

Dentre tudo isso, o jovem vice-presidente destaca ainda que possui também a obrigação de fazer transitar e armazenar a documentação entre os setores do clube e manter atualizado o cadastro social.

Veja abaixo todas as respostas do nosso bate-papo breve, agradável e esclarecedor:

Como foi aceitar o convite para ser Vice Presidente de Comunicação na gestão Alexandre Campello?

Diego Carvalho: Fiquei muito surpreso e igualmente feliz quando recebi o convite. É preciso destacar a atuação do Carlos Fonseca e do Adriano Mendes (BNDES) para que o convite ocorresse. Eu aceitei imediatamente. Sabia que era uma pasta que eu poderia contribuir bastante, até pela minha experiência com cadastro de sócios, adquirida na última eleição. De certa forma eu já estava familiarizado com o que eu encontraria. Mas foi uma decisão muito difícil pois precisei deixar minha família em Portugal – que me deram todo apoio, por saberem que se tratava de um sonho pessoal. Serão três anos de desafio.

Quais foram as principais dificuldades encontradas no início deste trabalho?

Diego Carvalho: Destaco principalmente duas: A falta de informações no cadastro do sócio, pois existem cadastros sem CPF, sem RG, sem data de nascimento, filiação e até dados para contato como telefones, e-mails e endereços. E um outro grande problema que encontramos era a falta de comunicação entre clube e sócio. O clube entedia que o sócio do clube era apenas aquele que ia votar a cada triênio, mas na minha visão isso é equivocado. Não quero apenas um eleitor, quero um sócio participativo, que critique, elogie, sugira, visite o clube e suas dependências também fora dos dias de jogos, que viva o clube intensamente.

Seu período no Conselho Fiscal foi, de alguma forma, um preparatório para executar as suas atribuições atuais? Ajudou a navegar e a se situar entre os poderes do clube?

Diego Carvalho: Ajudou sim, muito. O conselho fiscal foi a minha primeira participação efetiva na administração do Vasco. Participava somente como mais um sócio. Apesar do CF não ser um cargo administrativo como o que ocupo hoje, me deu uma boa experiência para desempenhar minha função. Para mudar o Vasco é necessário conhecer a fundo o clube. Conhecer o estatuto, as pessoas que trabalham aqui o funcionamento dos poderes, das secretarias. Não é possível mudar o clube, apenas participando do período eleitoral. É preciso viver, isso na minha visão é uma obrigação de todos os conselheiros.

Levando em consideração o pouco tempo no comando da pasta, o que destacaria de mais positivo na sua atuação até agora?

Diego Carvalho: Sem dúvida conseguir tirar a anistia do papel foi o mais importante. A volta do recadastramento dos sócios para atualização e confirmação dos dados e não menos importante a melhora na comunicação clube x sócio, estamos recebendo um feedback muito positivo dos torcedores sobre a melhora no tratamento ao sócio. Buscamos humanizar esse atendimento. Ainda é muito pouco, mas temos apenas três meses de trabalho. Mas posso garantir que vem muito mais por aí.

Há pelo menos 15 anos todos os processos eleitorais do Vasco continuamente vão parar na justiça por alguma irregularidade. Denúncias de mensalão, duplicatas, sócios já falecidos com cadastro ainda ativo etc. Diante desse cenário, como manter o quadro social do clube limpo?

Diego Carvalho: Esse é o objetivo do recadastramento. Sugiro que inclusive o sócio que está em dia, faça o recadastramento para validar e atualizar todas as informações. E iremos facilitar e estreitar a relação do clube com sócio, o que facilita que o cadastro esteja sempre correto. Existem algumas ações que serão divulgadas em breve que ajudarão muito nessa questão. É importante dizer também que o estatuto prevê um recadastramento a cada 5 anos. Após a finalização do recadastramento (que irá até o dia 14 de setembro – socio.vasco.com.br ) será criada uma comissão revisora que irá analisar todas as informações e sanar todas as irregularidades, tendo assim um cadastro limpo.

Muito tem se especulado sobre quantidade de sócios aptos para participar da anistia. Há quem dia mais de 100 mil, outros dizem menos de 50 mil. A pasta de Comunicação estabeleceu alguma meta ou expectativa para o número de sócios que serão anistiados?

Diego Carvalho: Complicado falar em números. Nunca foi feita uma ação dessa magnitude antes, irrestrita a todos os tipos de sócios. Então eu prefiro não estabelecer uma meta pública pois podemos ultrapassá-la absurdamente, ou nem chegar próximo. Esperamos que o máximo de vascaínos possam ser contemplados.

A volta do sócio geral era uma reivindicação antiga da torcida. Mas o aumento de mais de 900% no valor de admissão (R$ 2000, para a categoria de sócio geral) torna a adesão praticamente proibitiva para a maior parte dos torcedores. Qual sua opinião sobre o valor da joia? Será possível reduzir essa quantia no curto prazo?

Diego Carvalho: O valor de R$2.500,00 para o sócio proprietário acredito que é totalmente compreensível, inclusive se comparar com outros grandes clubes. Em relação ao sócio geral, eu acho que é possível e viável reduzirmos um pouco esse valor sim, até para termos mais adesões. Mas isso não depende da diretoria administrativa e sim do conselho deliberativo (a diretoria administrativa apenas executa os valores acordados). Quem sabe nas próximas reuniões, os conselheiros não possam votar uma redução no valor da joia do sócio geral. Acredito que seria um ganho para o torcedor e para o clube.

Quais são os projetos desta gestão para melhorar e alavancar essa relação clube-sócio?

Diego Carvalho: Temos muitas ações ainda por vir, mas não posso estragar a surpresa (risos). O mês de aniversário do clube (agosto) terá muitas novidades. Iremos criar outros canais para se comunicar com o sócio. Historicamente, essa relação é muito conflituosa no clube, mas iremos quebrar esse paradigma.

Como transformar a narrativa de um clube caótico, em perpétua crise política e institucional, através da sua pasta?

Diego Carvalho: Esse é o grande desafio. Não basta querer mudança, temos que ser a mudança. Precisamos mudar nossas atitudes. Às vezes mudam as pessoas, mas continuam as velhas práticas. Tenho tentado através da minha pasta e da ligação com os poderes, solucionar problemas e não criar novos problemas. Esse é o maior desafio.

Quais seriam os principais objetivos que você acredita ser essenciais para que um clube da grandeza do Vasco trilhe um caminho sustentável e vitorioso? Quais seriam as metas da pasta de comunicação? Quais são as suas metas pessoais enquanto vice-presidente?

Diego Carvalho: Melhorar a comunicação entre os setores internos e também da diretoria com o sócio, aumentar o quadro social, incentivar o torcedores, e assim alavancar receita e ajudar o Vasco. E preciso agradecer ao Campello pela total autonomia que me é concedida para executar um bom trabalho. E eu acredito muito no trabalho da nossa equipe. Meta pessoal é somente ajudar o clube, todos contribuindo nós conseguiremos tornar o Vasco mais forte. E aproveito o espaço para convocar todos os torcedores a participarem do Vasco, seja como sócio torcedor, sócio geral ou patrimonial. Independente de ser aquisição de título novo ou transferência de títulos que não estão ativos. Precisamos oxigenar o clube. Eu e a secretaria estamos sempre abertos a qualquer torcedor. Saudações Vascaínas.



Fonte: NewsColina