Basquete: Vasco ainda não está garantido no NBB 11; inscrições vão até o dia 13 de julho
Quinta-feira, 07/06/2018 - 20:57
Com o título do Paulistano, a temporada do Novo Basquete Brasil chegou ao fim, e os clubes já se movimentam visando o NBB 11. A próxima edição do torneio tem começo confirmado para outubro deste ano, e os próximos meses são de agito no mercado nacional e expectativa sobre a formatação final da competição. De acordo com o regulamento, os clubes têm até o dia 13 de julho para enviar a documentação com as garantias financeiras mínimas para a disputa. E o campeão da Liga Ouro pode fazer o mesmo até 20 dias após fim dos playoffs, que podem se estender até meados de junho.

Até o momento, dos times garantidos por direito ao NBB 11, o Vitória é o único que não disputará a próxima edição. A parceria com o Universo, dono da franquia, chegou ao fim, e é provável que essa vaga vá para nas mãos de cidade de Brasília, que pode ter um time novamente na elite. Além disso, Vasco e Basquete Cearense estão otimistas, mas ainda buscam no mercado parceiros para confirmar as garantias financeiras. Liga Sorocabana e Campo Mourão foram rebaixadas e estão fora do próximo NBB, tendo que disputar a Liga Ouro. E o campeão da atual edição da Liga Ouro, que sairá de Corinthians, Macaé, São José ou Londrina, abocanha outra vaga. Confira abaixo o cenário:

Garantidos

Paulistano - O campeão perdeu o técnico Gustavo De Conti para o Flamengo, mas agiu rápido e trouxe Régis Marrelli para o seu lugar. Equipe vai tentar manter as peças campeãs, mas já sofreu a perda de Lucas dias para Franca.

Mogi das Cruzes - O vice-campeão deve manter o técnico Guerrinha e nos próximos dias irá começar a tratar sobre o elenco. Renovações, saídas e contratações. O time está garantido no próximo NBB.

Flamengo - Após a queda nas semifinais para Mogi, o Rubro-Negro contratou o técnico Gustavo de Conti e renovou o contrato com Marquinhos. Varejão também está garantido. Equipe está forte no mercado para buscar reforços e analisa a renovação de contrato de algumas peças desta temporada.

Bauru - Derrotado nas semifinais pelo Paulistano, viu o técnico Demétrius ser alvo do mercado, mas renovou seu contrato. Alex tem mais um ano de vínculo, mas vai sofrer investidas de rivais. Hettsheimer é outro que pode estar de saída. Time manteve o patrocinador master e também vai buscar reforços.

Franca - Varrido nas quartas de final pelo Bauru, o time está com força no mercado. Helinho mais uma vez será o técnico. Já trouxe Lucas Dias e por pouco não tirou Marquinhos do Flamengo. Tem talvez o maior orçamento da temporada brasileira.

Caxias do Sul - O projeto está forte, renovando com patrocinadores e acabou de fazer uma excursão na Ásia. Perdeu seu principal nome, já que Cauê Borges acertou com o Botafogo. Mas vai ao mercado para montar um time com a mesma mescla de sucesso do NBB 10. Rodrigo Barbosa segue como treinador.

Botafogo - O Alvinegro está garantido no NBB e tem sido um dos times que mais se movimentou. A reformulação é grande. Sete peças na renovaram ou foram contratadas. Destaque para Cauê Borges, Ansaloni, Arthur e Coelho. Jamaal, Fabrício e Guga renovaram. Léo Figueiró, ex-auxiliar do Caxias do Sul, será o técnico.

Pinheiros - Auxiliar técnico da seleção brasileira, César Guidetti renovou contrato como técnico. O time vai perder o cestinha Desmond Holloway, mas manteve Bennett, Gui Bento e o jovem Ruivo. Quem já está confirmado é o armador Dawkins, ex-Vitória. Equipe também vai ao mercado por reforços.

Minas - Uma das surpresas dessa temporada, renovou os contratos do armador Gegê e do pivô Wesley, alvos do mercado nacional. A ideia é manter o investimento e trazer peças pontuais que fortaleçam o grupo deste ano, como Paranhos, ex-Caxias do Sul. Flávio Espiga vai seguir como técnico.

Na dúvida

Vasco - Com problemas financeiros e políticos, o clube demorou para nomear um novo vice-presidente de quadra e salão, cargo que ficou com Jorge Veríssimo. O clube busca patrocinadores para manter o projeto do basquete e ainda não está garantido na próxima temporada. Contrato dos jogadores acabam em junho.

Basquete Cearense - O patrocinador master, a Solar, não irá renovar o contrato que termina no dia 30 de junho. A diretoria do time busca parceiros que viabilizem a manutenção do elenco e dos custos da temporada. A previsão é otimista, mas neste momento, ainda não existem garantias financeiras para a permanência no NBB.

Joinville - Equipe espera permancer com o seu projeto, mas é mais uma que ainda busca parceiros para se manter no torneio. Está na fase de captação de recursos ea inda não há comissão técnica e elenco definido. A ideia é desenvolver o projeto a longo prazo, sem obrigação de resultados imediatos.

Fora

Vitória - O projeto baiano chegou ao fim. A vaga do Rubro-Negro pertence ao grupo Universo, que não renovou contrato por lá. Assim, o time terminou, os jogadores já tiveram seus contratos encerrados e inclusive buscam novos caminhos.

Campo Mourão - Rebaixado via NBB 10

Liga Sorocabana - Rebaixado via NBB 10

Quem chega

Brasília - A cidade, tradicional no basquete brasileiro e dona de três títulos do NBB, deve sacramentar nos próximos dias o seu retorno ao basquete profissional. O grupo Universo, que deixou o Vitória, negocia para levar a franquia para a capital do país. Assim, é muito provável que os candangos voltem para o NBB.

Campeão da Liga Ouro - A divisão de acesso do NBB está em suas semifinais com Corinthians x Macaé e São José x Londrina. Pelo regulamento, o campeão do torneio garante um lugar no NBB 11. Existe ainda a possibilidade do vice-campeão conseguir um lugar no próximo Novo Basquete Brasil caso algum time desista do torneio.

Fonte: GloboEsporte.com