Basquete: Lucas Mariano, Gustavo e Renato são especulados no Bauru
Quarta-feira, 30/05/2018 - 06:57
Foi dada largada para mais uma temporada no Bauru Basket. Depois de ganhar os holofotes com a renovação do técnico Demétrius Ferraciú, vencendo fortíssima concorrência com o Flamengo, e de garantir a renovação do patrocinador master, a Sendi Engenharia, é hora de se voltar ao mercado. A prioridade da diretoria é renovar com o pivô Rafael Hettsheimeir, um dos favoritos ao prêmio de MVP do NBB 10.

O vínculo de Hettsheimeir termina no próximo dia 30 de junho e sua renovação é negociada desde abril, quando o Bauru Basket ainda estava em meio às quartas-de-final contra Franca. É justamente o rival do interior paulista, varrido pelo Dragão na série, o mais interessado em sua contratação. Ainda não houve proposta oficial, apenas sondagem, mas espera-se uma ofensiva nos próximos dias. O que tem travado a renovação com é a duração do novo contrato. O jogador gostaria de uma renovação por dois anos, mas só recebeu oferta para um ano. Bauru tem uma cláusula de preferência prevista em contrato e, em caso de negociação de Hettsheimeir com outro time, terá prioridade para igualar essa proposta. Especula-se também uma equipe estrangeira como possível destino.

Lucas Mariano é alternativa para o Bauru Basket

Enquanto isso, nos bastidores, a diretoria já tem um plano B. Trata-se de Lucas Mariano, eleito melhor pivô do NBB 9 com a camisa do Brasília e que teve temporada abaixo das expectativas no frustrante Vasco. O presidente do Bauru Basket, Beto Fornazari, confirmou uma sondagem inicial a Lucas, mas deixou clara sua prioridade. "Não temos nenhuma negociação", afirmou ao Basquete360. "Liguei para o agente (do Lucas Mariano) e perguntei se ele estava fechado com alguém, apenas isso. Continuamos batalhando pelo Rafa", limitou-se a dizer.

Outro nome que interessa é o de Gustavo Basílio, destaque do Vasco e um dos jogadores que mais evoluiu no NBB 10. Bem adaptado ao Rio de Janeiro, o ala revelado em Barueri aguarda uma definição sobre a continuidade ou não do Cruzmaltino para 2018/2019. Além dele, o ala Betinho, principal nome do Basquete Cearense, e o pivô Renato Carbonari, outro que estava no Vasco, interessavam, mas estão encaminhados com o Pinheiros.

Na barca de dispensas, oficialmente, ninguém foi desligado até o momento. Porém, em entrevista ao portal Canhota 10, Beto Fornazari revelou haver um consenso entre diretoria e comissão técnica sobre Osvaldas Matulionis. O lituano, que chegou ao Brasil no final de novembro, não defenderá o Bauru Basket na próxima temporada, e já até se despediu nas redes sociais. Cinco jogadores já têm contrato garantido para a próxima temporada. São eles o veterano capitão Alex Garcia e o jovem Gui Santos, que se recuperam de cirurgia de ligamento cruzado anterior (LCA), além de Gabriel Jaú, que terá até o dia 11 de junho para decidir se fica ou não no Draft da NBA, e os promissores João Marcos e Samuel Pará.



Fonte: Basquete 360