Newton Drummond fala sobre saída de Zé Ricardo, perfil do novo técnico, reforços, Riascos e sorteio da Sul-Americana
Segunda-feira, 04/06/2018 - 14:41
Nesta segunda-feira à noite, o Vasco conhece seu adversário na segunda fase da Sul-Americana. No Rio e em Luque, onde será realizado o sorteio, a diretoria quebra a cabeça para substituir Zé Ricardo e buscar reforços para a sequência da temporada. O cenário é complicado e desafiador.

O gerente de futebol do Vasco, Newton Drumond, representa o clube no Paraguai. Ele pede calma na decisão pelo novo treinador, mas tem perfil do técnico procurado. Semelhante ao de Zé Ricardo, "jovem, com conhecimento e atualizado", disse Drumond. Sem falar muito, admitiu que Riascos está perto de deixar o Vasco - conforme notícia publicada pelo colunista Gilmar Ferreira, do "Extra". O jogador tem proposta do Shangai Shenhua, da China.

Confira a entrevista com o gerente de futebol do Vasco:

Saída de Zé Ricardo

Sem dúvida nenhuma foi uma surpresa muito grande. Estávamos conversando com o Zé sobre ajustes e busca de jogadores. Ele sempre foi participativo nas conversas. Ou seja, nunca tivemos um sinal, ele sempre participou com presença significativa. Vi a nota de agradecimento dele ao Vasco, à torcida e à diretoria. Ele diz que não estava mais com aquele elã de dar continuidade ao trabalho e lutar em busca de melhorias. Parece que foi esse o motivo.

Dificilmente alguém pede demissão de um grande clube. Zé teve uma posição de grandeza, pois muitas vezes existe aquilo de fazer corpo mole e esperar o clube demitir. Ele não se sentindo à vontade, no seu conceito profissional de atender às exigências do Vasco, preferiu sair. Esse era o sentimento dele, não nosso, que fique bem claro.

Perfil do novo técnico

Precisamos ter muita calma, não podemos açodar o processo. Vamos contratar dentro do tempo que o Vasco exige. É um treinador que venha com tudo o que o Vasco precisa. O perfil estamos conversando, temos ideia, ainda não temos os nomes. Qual é o prazo? Não estabelecemos. Vamos fazer com muita calma.

A gente parte do princípio de um cara como o Zé. Que seja jovem, atualizado, que possa ter o grupo na mão como o Zé tinha. Com todas dificuldades, o Zé sempre conseguiu fazer o time com determinação em campo. Claro que não vai ter um treinamento igual. Mas é o perfil que queremos: jovem, com conhecimento e atualizado com as coisas do futebol.

Planejamento

O objetivo é fazer algumas alterações, sem dúvida, sabemos que temos necessidades. Temos um grande obstáculo, que é a questão financeira. Não esperem grandes contratações, grandes nomes, porque todos eles estão fora do alcance do Vasco no sentido financeiro. Há possibilidades no mercado bem interessantes, jogadores de muita qualidade que se bem trabalhados conseguimos trazer.

Revisão de reforços

Tudo para um pouco neste momento, porque não podemos trazer jogadores que possam, daqui a pouco, o treinador dizer que não queria esse ou aquele. A situação do Arancibia estava mais evoluída e era um pedido do Zé. Essa é uma negociação que vai ficar aguardando um pouco mais. Quando tivermos treinador vamos mostrar o que está sendo feito e se vamos dar continuidade ou não.

Saída de Riascos

Não posso falar muito. Conversei com o Paulo Pelaipe, existe uma situação que pode ele estar saindo, mas ainda não me parece uma coisa definitiva. Vamos ver.

Sorteio da Sul-Americana

Qualquer evento da Conmebol, o Vasco tem de estar presente. Era importante ter um representante até porque presidente é novo, diretoria nova. A expectativa é sempre de um sorteio favorável, de preferência a nível do mar, para que a gente possa evoluir na competição.

Tem uma característica importante, a experiência demonstra isso, é um aprendizado para a Libertadores. É uma Libertadores não de segunda linha, porque é meio depreciativo, mas é uma competição com menos glamour, mas muito importante para entender como jogam nossos irmãos nas competições sul-americanas.



Fonte: GloboEsporte.com