Marcelinho Carioca, que já jogou por Vasco e Urubu, fala sobre o clássico
Sábado, 19/05/2018 - 12:00
O confronto entre Flamengo e Vasco está bem vivo na memória de um personagem que já disputou 13 vezes o Clássico dos Milhões, sendo dez com a camisa rubro-negra e três com a cruzmaltina. Aos 46 anos, Marcelinho Carioca guarda com carinho o que viveu nos dois clubes, o que o deixa com o coração dividido. Afinal, ele conquistou títulos da Copa do Brasil (1990), do Carioca (1991) e do Brasileiro (1992) pelo Flamengo, e um do Carioca (2003) pelo Vasco.

"Sou grato ao Flamengo porque me ascendeu para o futebol. Cuidou do jovem, do menino pobre que saiu do bairro de Sulacap (Zona Oeste do Rio), do cidadão, da questão humanitária. Quando eu voltei ao Rio, tive o carinho do torcedor vascaíno. O clube me deu toda estrutura também, inclusive, para eu ser cotado na Seleção", disse.

Com a camisa do Flamengo, ele obteve cinco vitórias, três derrotas e dois empates contra o Vasco, além de marcar três gols. Já pelo Vasco, o desempenho não foi tão bom. Em três jogos, todos em 2003, perdeu duas vezes, empatou uma, e não fez gol. No empate em 1 a 1, porém, ele deu passe para gol do volante Wellington Monteiro atualmente disputando a Segunda Divisão do Gaúcho e o resultado deu o título da Taça GB ao Gigante da Colina.

Dos três gols que Marcelinho fez pelo Flamengo, dois foram de falta: o que abriu a vitória por 2 a 0 na Copa Rio de 1991, quando também fez o segundo, com bola rolando, e o que decretou o empate em 1 a 1 em São Januário, pela última rodada do Carioca de 1992, quando o Vasco já entrou campeão. Especialista na função, fato que o levou a ser chamado de Pé de Anjo, Marcelinho não vê, nos dois times, alguém gabaritado para decidir o jogo na bola parada.

"Diego andou fazendo alguns gols, tem o Paquetá também. No Vasco, Pikachu andou arriscando, mas não tem um cara específico. Os dois times não têm esse cara específico. Pode até sair um gol, assim, mas é difícil. Eu, particularmente, espero que saia para relembrar os bons cobradores de falta do passado", disse o ex-jogador.

Torcedor do Corinthians, pois foi lá que conquistou quatro Paulistões (1995,1997,1999 e 2001), dois Brasileiros (1998 e 1999), uma Copa do Brasil (1995) e um Mundial de Clubes (2000) este em cima do Vasco , Marcelinho vê o Flamengo como grande ameaça ao Timão na disputa pelo título brasileiro deste ano. Algo que ele não enxerga no Vasco.

"O Flamengo vem bem. Quando fica na ponta, a torcida empurra. Tem bom treinador (Mauricio Barbieri, interino). Cresce no momento que precisa. Há muito tempo não vem numa envergadura assim. Vai ser difícil derrubar o Flamengo. O Vasco está longe, por causa do elenco. Envolve tudo, o extracampo. A instituição num todo fala por si só. A gestão geral é tudo. O Vasco está distante de ter uma organização dentro e fora de campo", disse Marcelinho. No entanto, o Pé de Anjo vê equilíbrio no jogo de hoje: "No clássico, ele se torna igualitário. Ali, é tiro, porrada e bomba. O jogador faz de tudo."

Com a autoridade de quem jogou nos dois lados, Marcelinho defende o atacante Paulinho, vendido pelo Vasco ao Bayer Leverkusen-ALE, e que, esta semana, disse que jogaria no Flamengo se tivesse oportunidade. "O menino foi verdadeiro. Deixou claro. Ele teve a oportunidade de jogar no Vasco. Ele tem o direito. Tem que respeitar. Ele tem que ser fiel ao time em que está no momento. O torcedor, porém, fica bravo porque vive de emoção, vai defender o clube", afirmou.



Fonte: O Dia