Urubu x Vasco marca duelo entre jovens promessas Evander e Paquetá
Sábado, 19/05/2018 - 11:42
Se o futebol fosse uma montanha-russa, como aquelas grandes e assustadoras de parques de diversões, Lucas Paquetá, do Flamengo, e Evander, do Vasco, estariam em carrinhos diferentes. Enquanto um frequentaria o alto, o outro talvez estivesse num trecho mais complicado.

Titular absoluto do Flamengo, Lucas Paquetá não viveu só de glórias no início de sua carreira profissional - recebia poucas oportunidades justamente com Zé Ricardo. Já Evander, que era quase incontestável no Vasco, caiu de produção em 2018, viu as chances diminuírem e as vaias da torcida começarem.

Neste sábado, às 19h (de Brasília), Flamengo e Vasco estarão frente a frente no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, mas só Lucas Paquetá será titular. Evander ficará no banco de reservas, mais uma vez.

No alto da montanha-russa, Paquetá...

É um velho conhecido do técnico do Vasco, Zé Ricardo. Foi sob o comando dele que ganhou a Copinha de 2016. Por outro lado, no time profissional, não teve boa sequência de oportunidades com Zé. Sua ascensão veio pelas mãos do ex-técnico Reinaldo Rueda.

Entusiasta do futebol de Lucas Paquetá, Rueda o utilizou em diferentes posicionamentos. Ele atuou, inclusive, improvisado como centroavante em alguns momentos da temporada passada. Conquistou o técnico colombiano pela versatilidade e entrega em campo. Era comum ver Reinaldo Rueda enaltecendo o jogador. Ganhou também mais maturidade.

O ano de 2018 vem sendo de afirmação para o atleta. Titular incontestável e um dos nomes regulares do elenco, Paquetá também foi utilizado em posicionamentos distintos por Carpegiani e Barbieri. O melhor futebol veio atuando no meio campo, ajudando na saída de bola e aparecendo bem no ataque.

Num trecho mais acidentado, Evander...

Criativo e bom finalizador, Evander passou a ser utilizado no profissional do Vasco ainda em 2016, na Série B - foram 16 jogos, oito vitórias, três empates e cinco derrotas na temporada toda. No ano seguinte, a cria da base cruz-maltina manteve o ritmo e ajudou a equipe a chegar à Libertadores de 2018.

Com Zé Ricardo, chegou a ser escalado como segundo volante no início deste ano, mas a saída de Nenê devolveu a posição de armador da equipe para Evander. O garoto, porém, caiu de rendimento, e a paciência da torcida acabou.

O último jogo em que Evander foi titular foi a derrota por 4 a 0 para o Racing, fora de casa, pela Libertadores. Na ocasião, ele foi escalado como ponta esquerda. Na missão de ajudar Henrique na defesa, não correspondeu à expectativa de Zé Ricardo e foi sacado no intervalo.

Depois, ele entrou contra a Chapecoense e voltou à equipe diante do Cruzeiro, em São Januário, mas sentiu dores na coxa e foi substituído ainda no primeiro tempo. A torcida, mesmo com o problema físico, vaiou o armador. Desde então, Evander se recuperou e voltou a ser relacionado diante do Vitória, no último sábado, mas não entrou em campo.



Fonte: GloboEsporte.com