Campello divulga conceitos da reestruturação administrativa e perfil dos novos vice-presidentes
Sexta-feira, 18/05/2018 - 16:02
Divulgação de conceitos da reestruturação administrativa do Club

Prezados Vascaínos,

Uma das nossas Prioridades Estratégicas é a modernização da gestão do Club de Regatas Vasco da Gama, que será obtida por medidas como:

Reestruturação administrativa com reorganização de atividades e contratação de diretores profissionais para responder efetivamente pela implementação das decisões do Presidente e Vice-Presidentes;

Avaliação da redução de Vice-Presidências (pelo acúmulo de pastas) e seleção apenas de profissionais de renomada qualificação técnica e extensa experiência profissional;

Fortalecimento dos controles internos do Club, através de processos definidos e criação de mecanismos de controle em todas as atividades-chave (compras, gestão de contratos, pagamentos, licenciamentos, seleção de pessoal, etc);

Criação de Comitês para o estabelecimento de colegiados nas tomadas de decisão mais relevantes (futebol, finanças e endividamento);

Estudos detalhados para redução de gastos de todas as naturezas;

Implementação de ERP (sistema de gestão integrado) em todos os setores do Club.

Oportunamente, mas necessariamente em curto prazo, um detalhamento acerca do conjunto de medidas elencadas acima será devidamente prestado aos sócios e torcedores. Nesse momento, aproveito para tecer alguns esclarecimentos acerca da seleção dos novos Vice-Presidentes anunciados, além de já antecipar algumas diretrizes adotadas para a citada reestruturação administrativa, a ser definida na próxima semana.

Vice-Presidências

Foram criadas duas novas Vice-Presidências em atividades que entendemos fundamental para o Planejamento do Club, seja financeiro ou estratégico. Ainda está em estudo o preenchimento ou não de algumas Vice-Presidências vagas, com a possibilidade de acumulação de pastas, tal como ocorrerá, interinamente, com o Futebol e o Departamento Médico.

De qualquer forma, ficará clara a preferência por profissionais de elevada qualificação técnica e valioso histórico de serviços prestados ao Vasco da Gama. Está em fase final de elaboração uma nova estrutura administrativa que se utilizará de diretores executivos como responsáveis pela condução das atividades operacionais e que deverá representar uma redução de custos da ordem de 20% em relação à atual estrutura.

O quadro a seguir sintetiza as ações descritas:



Perfil dos Novos Vice-Presidentes

Seguem abaixo um breve perfil profissional de cada novo Vice-Presidente, sempre na linha da total transparência para os atos dessa Gestão, assim como para demonstrar a elevada qualificação técnica, ponto comum entre os selecionados.

1. JOÃO MARCOS GOMES DE AMORIM

João Marcos tem 48 anos e possui extensa folha de serviços prestados ao Club, sendo a principal atuação a de Presidente do Conselho Fiscal do Clube no período de 2008 a 2014. É conselheiro do Conselho Deliberativo pelo 3º mandato consecutivo pelo grupo Cruzada Vascaína.

Atua como consultor desde 1995, com experiência nas áreas de gestão empresarial, consultoria societária, fiscal e tributária, fusões e aquisições e governança corporativa. É formado em Economia na UFF e possui MBA em Finanças pela mesma Instituição.

2. PAULO GUSTAVO GANIME ALVES TEIXEIRA

Paulo Ganime tem 35 anos e é conselheiro suplente do Conselho Deliberativo pelo grupo Desenvolve Vasco. É sócio do Vasco desde 2009 e participou ativamente na minha campanha para Presidente, estando auxiliando no Club desde o primeiro mês de Gestão, inicialmente como meu Assessor e atualmente como Diretor Financeiro.

Paulo é Engenheiro de Produção formado pelo CEFET/RJ e Economista pela UERJ. Possui MBA pela PUC/RJ e tem Certificação PMP em gestão de projetos. Foi Analista de Planejamento Financeiro e Logística pela Shell de 2003 a 2006. Em 2006 se transferiu para o Grupo francês Michelin, onde trabalhou até abril de 2017. Na Michelin, iniciou como Gerente Financeiro (2006 a 2012) e depois foi promovido a Responsável Mundial do PMO da Michelin (2012 a 2016), em Clemont-Ferrand na França. Em 2016, foi transferido para Greenville nos Estados Unidos, para liderar o projeto de construção de nova fábrica no México, já como Responsável Financeiro e PMO.

Será o responsável pela criação da Vice-Presidência de Gestão Estratégica do Club, tomando como base o Planejamento Estratégico elaborado na minha campanha para a Presidência e consultoria a ser contratada junto a empresa especializada de renome internacional. É meu entendimento que o Vasco precisa ter um planejamento para o que se quer do Club para o meu mandato de três anos e para dez anos, no mínimo. E que todas as ações tomadas no presente devem ser coerentes com essa visão de médio e longo prazo do Vasco da Gama. E que esse planejamento deve ser acompanhado permanentemente para avaliação e tomada de ações para correção de rumo, sendo sempre debatido pelas principais lideranças para a melhor qualidade do caminho selecionado.


3. ADRIANO DIAS MENDES

Adriano Mendes tem 46 anos e é sócio do Club desde 2013. Fundador do grupo Desenvolve Vasco. Atuou na elaboração do Planejamento Financeiro para o Club para a campanha de Júlio Brant para Presidência em 2014, no suporte técnico ao conselheiro Diego Henrique Carvalho quando da sua atuação no Conselho Fiscal do Clube de 2014 a 2017 e participou ativamente da elaboração do Planejamento Estratégico e Financeiro para o Club para minha campanha em 2017. Está na minha Gestão desde o primeiro dia, atuando como meu Assessor Especial.

Trabalha no BNDES desde 2002, sempre atuando na Área de Crédito, diretamente com elaboração e desenvolvimento de metodologias de avaliação de risco de crédito. Antes foi auditor na Deloitte Touche Tohmatsu de 1995 a 2002. Também atuou intensamente como Professor de Contabilidade Avançada e Análise de Balanços na UERJ, UFF, Universidade Gama Filho e Instituto de Pesquisa e Estudos Contábeis. Foi consultor do Estado do Rio de Janeiro na 1º Revisão Tarifária da CEG.

É formado em Contabilidade pela UERJ, possuindo Mestrado nessa área também por essa Universidade. Possui MBA em Finanças pelo IBMC RJ.

Será responsável pela criação da área de Controladoria que terá como atribuições o Planejamento Financeiro do Club de médio e longo prazo, a Contabilidade, a unidade de Compliance e a Relação com Investidores. Inicialmente, se utilizará amplamente de profissionais qualificados sem custo para o Vasco, tendo como única exceção, a folha salarial do Departamento de Contabilidade.

4. DIEGO HENRIQUE CARVALHO

Diego tem 36 anos e é sócio do Vasco da Gama desde 2009. Foi membro do Conselho Fiscal de 2014 a 2017. Foi extremamente atuante nesse Conselho e participa do grupo Ao Vasco Tudo.

É empresário com larga experiência em empresas de importação de mercadorias de diversas naturezas, transportadora de produtos e administradora de imóveis. Formado em Engenharia Eletrônica no CEFET/RJ, estuda Ciências Contábeis na Universidade Estácio de Sá. Possui curso de Gestão Esportiva pela Unisport de São Paulo.


5. RODRIGO OTÁVIO M. SAAVEDRA

Rodrigo, 44 anos, é Benfeitor Remido desde 2009. É conselheiro do Conselho Deliberativo pelo grupo Petrovasco. É bisneto de Alfredo Saavedra, português que contribuiu de forma relevante para a construção de São Januário, que formou a 1º linhagem de uma família com quatro gerações de vascaínos.

Trabalha na PETROBRAS desde 2004, exercendo os cargos de gerente e coordenador, com extensa atuação na coordenação e desenvolvimentos de projetos relevantes em diversos países. Já trabalhou como Coordenador na Technip Engenharia e na Kellogg Brow&Root, do grupo Halliburton Inc., além de ter sido Engenheiro de Projetos na PCE, em presa de Consultoria em Projetos para Geração Hidrelétrica.

É Engenheiro Civil pela UFRJ. Possui Pós-Graduação em Petróleo e Gás pela COPPE/UFRJ e em Engenharia de Petróleo pela PETROBRÁS, além de MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela UFRJ.


6. JOÃO ERNESTO DA COSTA FERREIRA

João Ernesto tem 62 anos e já foi membro do Conselho deliberativo em cinco gestões, incluindo a atual que finda em 2020, já atuando dessa forma por 13 anos. Foi Vice-Presidente de Relações Especializadas de 2008 a 2014. Foi diretor de 1994 a 1997.

Foi o responsável pela criação do Centro de Memória do Vasco da Gama, o que já o credencia para atuar em qualquer Gestão do nosso Club. Engenheiro Eletrônico e Mestre em Sistema de Controles, trabalhou durante 38 anos no serviço Público Federal, inclusive no Centro tecnológico do Exército.

7. TIAGO LEZAN SANTANNA

Tiago tem 35 anos e é sócio Campeão desde 2012. Anteriormente, foi sócio proprietário desde 2008, até ser agraciado com o título de Campeão, tendo sido sócio atleta anteriormente a 2008. É nadador master do Vasco da Gama.

Fundador do grupo Desenvolve Vasco, participou do Planejamento dos Esportes amadores e olímpicos para minha campanha à Presidência e esteve sempre auxiliando a minha Gestão desde o início, especialmente no tocante à avaliação de possibilidades de captação de recursos com base nas leis de Incentivos Fiscais e em atividades de apoio as atividades de Esportes Aquáticos.

Trabalha no BNDES desde 2009, atuando como advogado em diversas áreas. É membro efetivo do Conselho Fiscal do Instituto Compliance Rio. Trabalhou como advogado na PETROBRAS de 2008 a 2009. Formado em Jornalismo pela UFRJ e Direito pela UERJ. Possui Mestrado em Ciências Jurídicas pela UFRJ e está cursando Doutorado em Direito Processual na UERJ.

Mensagem Final

Vale sempre ressaltar que os novos Vice-Presidentes foram selecionados pela sua grande experiência profissional, sólida formação técnica e por serem vascaínos dos mais apaixonados. Esse é o perfil daqueles que irão liderar o Vasco da Gama nesse necessário processo de modernização que está se iniciando. Faço a justa observação de que os atuais Vice-Presidentes Bruno Maia, Rogério Peres e José Pinto Monteiro possuem perfil e bagagem profissional semelhante aos que são apresentados por mim neste comunicado.

Portanto, vascaínos, esta Gestão continua trabalhando incessantemente para transformar o Vasco da Gama no mais forte clube do Brasil, implementando as mudanças que eram desejadas, há muito, por todos nós, torcedores.

Façam parte desse processo. Associem-se e mostrem que o Vasco é dos seus torcedores, tem uma legião de apaixonados e que é ela quem fará a diferença nesse momento. Não existe nada igual no futebol brasileiro. A hora é agora. Fiquem atentos nas próximas semanas para as medidas que serão anunciadas visando facilitar o ingresso e regresso de vascaínos para o Quadro social do Club, inclusive com direito a voto.

O Vasco é maior que tudo, nada nos afastará dele!

Alexandre Campello da Silveira
Presidente do Club de Regatas Vasco da Gama

Fonte: Site oficial do Vasco