Vasco tem aproveitamento de 33% contra clubes brasileiros na Libertadores
Quarta-feira, 02/05/2018 - 19:30
Em último lugar no Grupo 5 da Libertadores, com apenas dois pontos, o Vasco encara o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), em São Januário, precisando da vitória para não correr o risco de ser eliminado com uma rodada de antecedência na principal competição da América do Sul. A Raposa, por sua vez, ocupa a segunda colocação com os mesmos cinco pontos da Universidad de Chile, mas com vantagem no saldo de gols (5 a -6) após a implacável goleada por 7 a 0 aplicada semana passada, no Mineirão. O líder da chave é o Racing-ARG, com oito.

O Gigante da Colina vai precisar de muito cuidado para se precaver contra as armadilhas preparadas pela equipe Celeste comandada pelo técnico Mano Menezes, ainda mais se levarmos em conta que o retrospecto nos confrontos contra clubes brasileiros pelo torneio não é muito animador. No total foram 19 partidas, com três vitórias (todas em 1998), 10 empates e seis derrotas, o que representa um aproveitamento de 33,3%. Ao longo das suas nove participações, os vascaínos só não enfrentaram rivais brasileiros na edição de 2001. O adversário mais frequente é o Grêmio, com seis duelos, sendo duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

Em 1990, o Tricolor gaúcho derrotou o Vasco em casa por 2 a 0, gols de Nilson e Darci, na estreia do Grupo 5. Na partida de volta, os times ficaram no empate por 0 a 0. Mesmo assim, melhor para os cariocas, que avançaram na terceira posição, enquanto os gremistas amargaram a lanterna. A equipe de São Januário foi até as quartas de final, quando foi eliminada pelo Atlético Nacional, da Colômbia. Oito anos mais tarde, os clubes ficaram na mesma chave, com um triunfo para cada. Em Porto Alegre, Guilherme garantiu o 1 a 0 a favor do Grêmio, enquanto no Rio Luizão duas vezes e Donizete selaram a vitória por 3 a 0 do Gigante da Colina.

Pelas quartas de final da mesma edição, os vascaínos avançaram para semifinal após empate por 1 a 1 no antigo estádio Olímpico (gols de Pedrinho para os cariocas e Guilherme para os donos da casa) e vitória em casa por 1 a 0 (Pedrinho marcou novamente). Na sequência, os comandados de Antônio Lopes eliminaram River Plate e Barcelona de Guayaquil e ficaram com o título.

Com cinco confrontos, o Cruzeiro é o segundo clube brasileiro que o Vasco mais enfrentou no torneio sul-americano. Os dois primeiros foram em 1975. No Mineirão, vitória da Raposa por 3 a 2, com dois gols de Palhinha e um de Nelinho. Jair Pereira e Roberto Dinamite descontaram. Atuando como mandante, o Gigante da Colina não passou de um empate por 1 a 1 e acabou sendo eliminado na sequência. Luiz Carlos Tatu fez para os cariocas e Vanderlei para o time Celeste.

Antes de eliminar o Grêmio em 1998, o Vasco também superou a Raposa nas oitavas com um triunfo no Rio por 2 a 1, gols de Luizão e Donizete - Marcelo Ramos descontou para os mineiros - e um empate por 0 a 0, no Mineirão. Mesmo placar e local do duelo deste ano válido pela fase de grupos. Em 1980, o Gigante da Colina, eliminado na primeira fase, ficou no 0 a 0 com o Internacional em casa e perdeu fora por 2 a 1. Jair e Cléo Hickman marcaram para o Colorado, e Jorge Mendonça fez para a equipe de São Januário.

Na edição de 1985, o Vasco empatou duas vezes com o Fluminense por 3 a 3 (Romerito duas vezes e Leomir fizeram para os tricolores, enquanto Roberto Dinamite e Nenê Santana (2) marcaram para os vascaínios) e 0 a 0, respectivamente, sofrendo mais uma eliminação na fase de grupos.

Por ter sido campeão em 1998, o Gigante da Colina entrou direto nas oitavas no ano seguinte para enfrentar o Palmeiras, mas não obteve êxito: empate por 1 a 1 no antigo Palestra Itália (gols de Guilherme para os Cariocas e Oséas para o Verdão) e derrota em São Januário por 4 a 2 (Alex duas vezes, Paulo Nunes e Arce marcaram para os paulistas, enquanto Luizão e César Sampaio contra descontaram para os vascaínos).

Em 2012, o Vasco montou um elenco forte, mas acabou caindo para o Corinthians após empate sem gols em São Januário e derrota por 1 a 0, gol de Paulinho, no Pacaembu.

Confira os confrontos do Vasco contra clubes brasileiros pela Libertadores.

1975

Grupo 3

Cruzeiro 3 x 2 Vasco
Vasco 1 x 1 Cruzeiro

1980

Grupo 3

Vasco 0 x 0 Internacional
Internacional 2 x 1 Vasco

1985

Grupo 1

Fluminense 3 x 3 Vasco
Vasco 0 x 0 Fluminense

1990

Grupo 5

Grêmio 2 x 0 Vasco
Vasco 0 x 0 Grêmio

1998

Grupo 2

Grêmio 1 x 0 Vasco
Vasco 3 x 0 Grêmio

Oitavas

Vasco 2 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 Vasco

Quartas de final

Grêmio 1 x 1 Vasco
Vasco 1 x 0 Grêmio

1999

Oitavas de final

Palmeiras 1 x 1 Vasco
Vasco 2 x 4 Palmeiras

2012

Quartas de final

Vasco 0 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 0 Vasco

2018

Fase de grupos
Cruzeiro 0 x 0 Vasco

Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com