Conheça mais bastidores da saída de Paulinho do Vasco; lesão do jogador assustou concorrentes do Bayer Leverkusen
Sexta-feira, 27/04/2018 - 16:02
Na corrida para contratar o brasileiro Paulinho, o Bayer Leverkusen levou a melhor e desbancou alguns grandes europeus, com poder financeiro bem maior do que o clube alemão. Mais um golpe de mestre do Leverkusen, construído novamente a partir da sua eficiente equipe de olheiros e informantes na América do Sul, o que lhe rendeu vantagem na negociação. Por mais estranho que pareça, mesmo a contusão do jovem talento foi útil para o clube.

O LSH Lifestyle Hotel, localizado no bairro Barra da Tijuca no Rio de Janeiro é considerado já faz algum tempo um ponto de encontro entre jovens executivos da Europa e dos Estados Unidos. Vestidos de maneira elegante ou casual chique, eles frequentam uma região nobre da cidade, caracterizada por shoppings gigantescos e uma grande variedade de bares e restaurantes.

Foi pura coincidência que Jonas Boldt, executivo do Bayer Leverkusen, e Kevin Kuranyi, ex-jogador da seleção alemã, se encontraram no lobby deste hotel. Eles começaram a falar de futebol, especialmente sobre jogadores brasileiros. Kuranyi, que nasceu em Petrópolis, convencido de que Boldt estava à procura de jovens talentos, explicou a Jonas Boldt o atual cenário das novas revelações do futebol pentacampeão mundial. Dois jogadores chamavam a atenção: Vinicius Júnior, recentemente contratado pelo Real Madrid por 45 milhões de Euros; e um certo jovem chamado Paulinho, do Vasco da Gama. Sobre o vascaíno, Kuranyi avisou : "Sei que ele tem uma cláusula de rescisão de contrato de 30 milhões de euros, portanto acho que não interessa ao Leverkusen."

Mas Boldt não estava no Rio de Janeiro por acaso. E sua visita não era só pra caçar talentos. Esse trabalho já tinha sido feito. Boldt estava no Rio para contratar. "Mais uma vez ficou claro o alto nível de organização da rede profissional do clube", disse Kevin Kuranyi. O ex-jogador é só elogios a Boldt: "Faz sentido, os mais rápidos devoram os mais lentos. Quando os outros vieram, Jonas já havia acertado todos os ponteiros com os envolvidos".

Por mais estranho que pareça, a lesão de Paulinho foi positiva para o Leverkusen

As informações que Boldt e o departamento do clube levantaram, encorajaram o Leverkusen a priorizar a contratação de Paulinho. No centro da estratégia da negociação estavam os problemas financeiros do clube do jogador, o Vasco da Gama. Vários credores pressionavam a Diretoria do clube e os salários dos jogadores não eram pagos em dia. Diante desta situação, a oferta de pouco menos de 20 milhões de euros que o clube alemão havia feito, caiu como uma luva para o Vasco. E junte-se a isto o fato de que no dia 4 de abril, no jogo entre Vasco e Cruzeiro, Paulinho sofreu um fratura no braço e teve que ser operado. Hoje se sabe que foi o último jogo dele pelo Vasco, seu clube desde os 10 anos de idade. Ele deve estar completamente recuperado até meados de julho.

A lesão, por mais estranho que pareça, não atrapalhou os planos do Leverkusen, pelo contrário. Eventuais concorrentes na disputa pelo jovem talento se assustaram e se afastaram das negociações. Além disso, alemães fizeram uma avaliação médica no jogador. Sem que ninguém percebesse, Paulinho já estava na clínica. No mais, o clube alemão espera que o jogador, com suas futuras boas apresentações, fique mais valorizado no mercado europeu e seja alvo de propostas irrecusáveis que, no frigir dos ovos, possam ser altamente rentáveis tanto para o clube como para o jogador no futuro.

Kuranyi elogia Boldt: "A evolução de uma já consagrada história de sucesso"

"Surgiu a oportunidade, e o Leverkusen agiu", reconhece Kuranyi. Ele é só elogios ao time alemão: "O Leverkusen tem uma boa infraestrutura e bons contatos. Mas tudo isso requer cuidados, e o clube não deixa por menos. Tudo começou com Reiner Calmund, (diretor de esportes do Leverkusen por quase duas décadas e que adora o Brasil). Michael Reschke deu sequência e agora Jonas Boldt deixou claro: é a evolução de uma já consagrada história de sucesso. Enquanto os outros clubes ficaram pensado em como abordar o assunto, os médicos da Bayer já estavam no local fazendo um check-up completo no jogador."

Enquanto se especulava nos últimos dias onde Paulinho iria jogar, o contrato do Leverkusen já estava pronto. No dia 15 de julho, quando o brasileiro completa 18 anos, ele passa a ser integrante do "Werkself" (o time da fábrica, em alusão a Bayer, patrocinadora do Leverkusen). Clubes maiores, como o Manchester City, saíram de mãos vazias, uma vez que os alemães já haviam acertado os ponteiros com todos os envolvidos na negociação no começo de abril.

Dos quase 20 milhões de euros do valor da transferência, o Vasco recebe "apenas" 70%. O restante, de acordo com o jornal O Globo, vai pra empresa de consultoria do jogador. Agora o Vasco pode ao menor pagar os salários atrasado de seus jogadores. Uma última contribuição deste tão cobiçado adolescente brasileiro chamado Paulinho.

Site kicker.de / por Frank Lußem / Eliano Lußem
Tradução: Rodrigo Wenzel https://br.linkedin.com/in/rodrigowenzel
Revisão: Gerd Wenzel

Fonte: Bundesliga.com.br