Proposta do novo estatuto mantém eleição indireta e aumenta número de conselheiros para 360
Segunda-feira, 09/04/2018 - 16:05
O Vasco vota nesta segunda-feira uma proposta de alteração em seu estatuto. O documento, elaborado por uma Comissão de Reforma composta por oito membros, mantém o sistema de eleição indireta para presidente e aumenta o número de representantes no Conselho Deliberativo - de 300 para 360.

A manutenção da eleição indireta é principal novidade do documento. Quando a nova diretoria do Vasco assumiu, o presidente do Conselho Deliberativo, Roberto Monteiro, disse que este tópico era uma das prioridades. Entretanto, a mudança para eleição direta sofre grande resistência entre os conselheiros cruz-maltinos.

O Conselho Deliberativo vai discutir a proposta nesta noite. Os conselheiros poderão sugerir emendas. A partir daí, será consolidado novo documento que será votado no conselho - a expectativa é de que isso ocorra até o dia 31 de maio, e é necessária a aprovação de dois terços dos membros.

Veja outras possíveis mudanças:

Para votar: o sócio precisará ter, pelo menos, dois anos de associação para poder votar. Atualmente, o limite é de um ano.

Elegibilidade: para ser candidato a presidente, o sócio precisará ter 10 anos de efetividade social, 35 anos de idade e pelo menos um exercício como membro do Conselho Deliberativo do clube. Para os demais cargos, precisará ter oito anos de efetividade social.

Conselho Deliberativo: passará a ter 360 membros, em vez dos 300 atuais: 180 eleitos e outros 180 natos. Atualmente, são 150 eleitos e 150 natos.

Conselho Fiscal: passará a ter cinco membros, em vez dos três atuais. Três serão eleitos pela chapa vencedora e outros dois pela segunda colocada.

Fonte: GloboEsporte.com