Há 90 anos, Vasco inaugurava arquibancadas atrás do gol e refletores de São Januário em seu 1º jogo internacional
Sábado, 31/03/2018 - 03:54
Foi em 31 de março de 1928 que o Vasco realizou pela primeira vez uma partida internacional, enfrentando o Montevideo Wanderers, do Uruguai, em São Januário. Foi neste dia que foram inauguradas as arquibancadas atrás de um dos gols, assim como os refletores do até então maior estádio da América do Sul, que ainda não havia completado um ano de vida. O gol da vitória por 1 a 0 saiu de um tiro direto de uma cobrança de escanteio realizada por Sant'Anna, no segundo tempo. O gol olímpico foi o primeiro de que se teve notícia em gramados brasileiros.

VASCO DA GAMA 1 X 0 MONTEVIDEO WANDERERS-URU

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
Data: Sábado, 31 de março de 1928.
Hora: 21h30min.

Árbitro: Orlando Eduardo da Silva.

Público: aprox. 60.000 presentes.

Gol: Sant'Anna (olímpico) 15'/2ºT (VAS).

VASCO DA GAMA: Valdemar, Hespanhol e Itália; Brilhante, Nesi e Lino; Paschoal, Russinho, Bolão, Thales e Sant'Anna. Técnico: Harry Welfare.

MONTEVIDEO WANDERERS-URU: Cabrera, Tomazzini e Tejeira; Labrada, Lobos e Carriza; Guido, Conti, Ochusi, Casanell e Serradno.

Agradecimento a Alexandre Mesquita.



Fonte: NETVASCO (texto), O Malho (fotos), O Jornal (foto), O Imparcial (foto)


Há 90 anos, São Januário inaugurava seus refletores em noite histórica

A data era 31 de março de 1928. Pouco menos de um ano após a inauguração do Estádio Vasco da Gama, que logo ficaria conhecido popularmente como São Januário, o Clube preparava um grande jogo para inaugurar seus refletores. Na ocasião, o fato era noticiado como matéria de capa nos jornais da época, e causava ansiedade considerável tanto nos atletas como também na torcida. Isso porque o estádio seria o primeiro do Rio de Janeiro a contar com tal tecnologia, possibilitando assim a realização de um jogo noturno, a luz do luar e dos 80 novos refletores ali instalados para aquela noite.

A partida, disputada contra o Montevideo Wanderers, do Uruguai terminou com vitória vascaína por 1 a 0, com um gol direto da marca de escanteio, anotado pelo ponta esquerda Santana. Em uma noite histórica, mais de 60 mil pessoas viram aquele que foi o primeiro "gol olímpico" registrado no futebol brasileiro. As luzes de São Januário pareciam iluminar o caminho grandioso e vanguardista traçado pelo Vasco no esporte nacional.



Fonte: Site oficial do Vasco