Levantamento de Peso: Emily Rosa é convocada para os Jogos Sul-Americanos
Quinta-feira, 15/03/2018 - 12:35
A seletiva para os Jogos Sul-Americanos considerou o índice do Pan-Americano de Levantamento de Peso (sub-17 e sub-20) e também classificava para o Mundial Sub-20. A competição aconteceu no fim do mês passado, na Federação Esportiva de Levantamento de Peso, no Rio de Janeiro. Mas os atletas ficaram insatisfeitos com o planejamento da confederação, que comunicou apenas um mês antes a data da seletiva. Por isso, dias depois do evento, eles fizeram um protesto durante a seletiva nacional adulta, pedindo, entre outros assuntos, prévia comunicação dos critérios técnicos de convocação para as competições.

- O calendário foi anunciado em janeiro, os atletas não puderam ter uma melhor preparação pra seletiva, que aconteceu exatamente um mês depois. Se o presidente tivesse anunciado o calendário pelo menos dois meses antes, os atletas não teriam férias, por exemplo. Poderiam ter tido um resultado diferente – disse o técnico Carlos Henrique Aveiro.

Emily disputou a categoria até 48kg. Ela levantou 65kg na primeira tentativa do arranco, mas errou as outras duas de 70kg. No arremesso, acertou a segunda tentativa de 85kg, e não conseguiu concluir a última, de 90kg, totalizando 150kg e confirmando o índice pan-americano, que é de 145kg. A convocação para os Jogos Sul-Americanos foi feita duas semanas depois da seletiva. O evento poliesportivo conta com 35 esportes e acontece em maio, em Cochabamba, na Bolívia. Emily não alcançou o índice para o Mundial Sub-20 (158kg), que é em julho, no Uzbequistão.

- Eu queria fazer 158kg no total, acabei fazendo só 150kg. Fiquei um pouco chateada, mas estou feliz por ter conseguido a vaga para os Jogos Sul-Americanos sem me lesionar. Eu estou satisfeita, mas vou tentar trabalhar mais agora nos treinos pra fazer um resultado melhor – disse Emily, após a prova.



Fonte: GloboEsporte.com