Autor do livro 'Do 1 ao 11 - Onze temporadas da camisa vascaína' fala sobre a iniciativa
Quinta-feira, 15/03/2018 - 07:24
Não existe materialização mais perfeita do sentimento de um torcedor de futebol apaixonado por seu time do que a camisa da equipe, a sua segunda pele. Ela pode reviver a lembrança de um título, de um gol ou até mesmo de uma fase da vida. Há quem tenha como hobby a coleção desses panos capazes de fazer muita gente gastar uma quantidade significativa de seu salário para comprá-las. Atleta do futmesa do Vasco e colecionador de camisas do clube luso-brasileiro da Zona Norte do Rio de Janeiro, Dário Lourenço Júnior é um desses apaixonados pelas peças que vestem o seu clube de coração. Dono de uma coleção de camisas vascaínas de fazer respeito a muito museu, o contador resolveu materializar o sonho de todo colecionador vascaíno que tenha vivenciado os anos 90: decidiu fazer um livro sobre a mais recente época de ouro do Club de Regatas Vasco da Gama, onde foram conquistados quatro Campeonatos Cariocas, um torneio Rio-SP, uma Taça Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa Mercosul. Todas as camisas utilizadas nesse período estão em "Do 1 ao 11 – Onze temporadas da camisa vascaína":

"Tem anos que coleciono e sempre quis um material impresso de qualidade que condensasse a história das camisas do Vasco e que nos fizesse reviver o sentimento e a cultura das épocas passadas. No caso do livro, os anos 90. O diferencial aqui é que ele é 100% voltado para a camisa vascaína e mesmo comparado a livros que contam a história de camisas de outros clubes já lançados, consegui reunir o melhor de cada uma camisa daquela época com um trabalho fotográfico extenso, mockups, estatísticas (de todas as combinações de uniformes que o time usou em jogos oficiais) e textos que trazem novos detalhes e farão o leitor emergir naquele período.

Cada camisa de futebol é única para o torcedor que a veste, é como um filho: cada um acha o seu mais bonito rss. O que torna a camisa do Vasco tão especial não é ela própria e sim o clube que ela veste, o que ele representa e a gente a quem ele sempre representou.

As empresas que vestiram o Vasco nos anos 90 foram muito felizes, então se tivesse que escolher algumas das camisas como favoritas, citaria três apenas (para não ter que citar vinte rss): A camisa de 1993 da Finta, o segundo modelo da Kappa de 96 (utilizada até meados de 98) e o uniforme do centenário, também da Kappa, em 1998, que refletia em tecido exatamente a pompa que um centenário de uma história lindíssima merecia" – declarou o autor.

Contendo 152 páginas, "Do 1 ao 11 – Onze temporadas da camisa vascaína" entrará em pré-venda nos próximos dias. Mais informações podem ser encontradas na fanpage do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/do1ao11/



Fonte: Coluna Na Prancheta - Pop Bola