Basquete: Vasco enfrenta o Paulistano neste sábado às 14h em SP com TV Bandeirantes
Sexta-feira, 02/03/2018 - 22:34
Responsáveis por um dos jogos mais emocionantes desta temporada, Paulistano/Corpore e Vasco da Gama ficarão frente a frente, neste sábado (03/03), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Antonio Prado Jr., com transmissão ao vivo da Band, para mais um partida aguardada. Com isso, reunimos os 10 principais fatos deste confronto. Confira:

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Pra fazer história

Invicto pelo NBB CAIXA há 19 partidas, o Paulistano está próximo de igualar a terceira maior sequência de vitórias da história da competição e a segunda da fase de classificação. O recorde pertence ao Sendi/Bauru Basket, que na temporada 14/15 venceu 26 jogos de maneira consecutiva (25 pela fase de classificação e um pelos playoffs). Caso conquiste o resultado positivo neste sábado, o CAP igualará o Flamengo, da edição 12/13, que venceu os 20 primeiros jogos que fez. Na primeira edição, o mesmo Fla venceu 24 partidas entre a fase de classificação e o início dos playoffs.

Show atrás de show

Vivendo este momento pra lá de especial, o Paulistano registrou a maior pontuação do NBB CAIXA 17/18 em sua última partida. Em uma atuação pra lá de inspirada, o elenco alvirrubro converteu 21 bolas de 3 pontos e bateu o Botafogo, dentro de casa, por 112 a 64. Destaque para Yago, que em menos de 17 minutos dentro de quadra, anotou 25 pontos e distribuiu seis assistências.

Soberano

Além de líder isolado, o Paulistano também é dono de algumas das melhores médias coletivas desta temporada. O elenco comandado por Gustavo De Conti é, nada mais nada menos, que o líder em assistências (20,4 APJ), rebotes (40,7 RPJ) e arremessos de 3 pontos convertidos (11,9 A3C).

Recordistas

Neste sábado, dos dois lados da quadra teremos jogadores que possuem algumas de suas melhores marcas pessoais contra o rival. Pelo Paulistano, Deryk registrou seu maior número de pontos (26) e arremessos de 3 pontos convertidos (6) diante do cruzmaltino, na temporada passada, quando atuava pelo Brasília. Já no Vasco, Nezinho possui seu recorde assistências (18), no NBB CAIXA 09/10, quando também pertencia a equipe candanga, enquanto Chris Hayes tem o recorde de pontos (25), rebotes (13) e bolas de 2 pontos convertidas (9) registrado contra o CAP, na temporada passada, em que defendeu o Universo/Vitória.

Outra fase?

Depois de ser considerado um dos principais favoritos ao título do NBB CAIXA 17/18 antes do início da temporada, o Vasco sofreu grande choque ao iniciar a competição com cinco derrotas nos primeiros seis jogos. Porém, o elenco cruzmaltino parece se acertar um pouco mais a cada jogo. São três vitórias consecutivas para os comandados de André Barbosa, que vêm pontuando como poucos. Nos últimos quatro jogos, são 91,0 pontos de média para o time.

Voando baixo

Grande parte do bom momento vascaíno se deve a David Jackson. Fazendo mais uma temporada pra lá de boa, o norte-americano tem um aproveitamento incrível nos pontos tentados (56,1%) e nas bolas de 3 pontos (42,9%). Além disso, o norte-americano também lidera a atual temporada em eficiência, com média de 19,2 por partida, segunda maior de sua carreira na competição, abaixo apenas do NBB CAIXA 13/14, em que teve média de 20,6 por jogo e foi o MVP da competição.

Marca significativa

Neste sábado, DJ ainda atingirá uma marca significativa dentro da competição. Em seu quinto NBB CAIXA, o camisa 32 cruzmaltino precisa de mais 15 minutos dentro de quadra para atingir 5000 dentro do campeonato. O feito, caso realizado em sua 155ª atuação, demonstra o tamanho da importância de Jackson para cada elenco, com média de 32,4 minutos por jogo.

Surreal

No primeiro turno desta temporada, os dois times fizeram um jogo incomum e pra lá de emocionante. Depois de vencer o primeiro quarto por 32 a 11, o Paulistano viu o Vasco reagir e virar o jogo no terceiro quarto, chegando à parcial final na frente, por 56 a 52. Porém, o CAP não se entregou e, com atuação surreal de Fuller no período (17/17 nos pontos), voltou a liderar, vencendo por 77 a 71.

Sobrando

Não é só coletivamente que o Paulistano lidera o NBB CAIXA 17/18, individualmente três atletas da equipe lideram alguma estatística nesta temporada. O armador Elinho, por exemplo, é o principal passador da competição, com 7,0 assistências por jogo; Deryk, seguida por Fuller, é o jogador que mais converte bolas de 3 pontos, com 2,5 de média; e Jhonatan, que quando está em quadra, tem a maior vantagem em relação ao seu rival, com média 9,2 de +/-.

Velhos conhecidos

O confronto deste sábado também marcará reencontros. Hoje no Vasco, Dedé Stefanelli disputou as duas primeiras edições do NBB CAIXA pelo Paulistano. Já o pivô Renato Carbonari atuou pelo time da capital paulista por cinco temporadas e hoje é peça fundamental do elenco cruzmaltino.



Fonte: LNB