Marcelo Panoeiro, autor da música 'Camisas Negras', fala sobre sua composição
Sábado, 03/02/2018 - 15:47
A voz que vem das arquibancadas é protagonista no espetáculo que se projeta dentro de campo. Aliás, não tem espetáculo sem torcida. E não existe torcida calada. Nos bons e, principalmente, nos maus momentos, os cantos de incentivo e amor ao clube podem mudar a história de uma partida.

Reunimos quatro torcedores que sabem bem como é fundamental o apoio vindo das arquibancadas. Quatro cariocas que contribuíram com suas torcidas e com seus clubes. Autores de músicas que ecoam por todo o estádio em dias de jogos do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

"Camisas Negras"

2017 foi o ano em que o estádio São Januário completou 90 anos. E no selo comemorativo no uniforme do Vasco foi estampada a frase "Aqui ergui meu templo para vencer", um dos versos da música "Camisas Negras".

Criador da letra, Marcelo Panoeiro conta que a ideia veio em um momento de renovação dos cantos das torcidas, há cerca de 12 anos. Surgiram músicas mais preocupadas em exaltar o Vasco e suas virtudes, com mensagens positivas. Segundo ele, um movimento das arquibancadas que busca dar voz ao que é ser vascaíno.

- A inspiração para a criação da letra vem do orgulho da história do Vasco. Eu apenas transcrevi as heroicas páginas construídas pelo Vasco ao longo de mais de um século. O mérito está na história deste clube, não em mim. Jamais conseguiria escrever algo exaltando, por exemplo, o último clube grande do Rio a ter aceitado negros se, por acaso, eu tivesse sido condenado a torcer por este clube. O mérito é todo do Vasco e desta imensa torcida - afirma o engenheiro.



Fonte: GloboEsporte.com