Universidad de Concepción faz mistério na escalação para tentar surpreender o Vasco; veja raio-x
Quarta-feira, 31/01/2018 - 11:52
Em sua estreia na Libertadores de 2018, o Vasco terá pela frente muita correria. Essa é a promessa da Universidad de Concepción para o duelo desta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Chile. O adversário do time de Zé Ricardo contratou reforços de peso, mas manterá a estratégia de jogo que deu certo em 2017: velocidade e pressão.

O GloboEsporte.com usou dados do Instat, um programa de observação do futebol, para traçar o perfil da UdeC. Mas há uma limitação: os jogos analisados são todos do ano passado. Em 2018, a equipe fez quatro amistosos, mas sequer divulgou a escalação. Vale tudo na guerra de informações que é a Libertadores.

Veja abaixo o raio-X da Universidad de Concepción:

Pré-temporada:

Vélez Sarsfield: dois jogos de 30 minutos, com derrotas de 1 a 0 e 3 a 0;

Boca Juniors: vitória por 2 a 1, gols de Pedro Morales e um contra;

Temperley: empate em 0 a 0;

Huachipato (Chile): derrota por 3 a 2, gols de Santiago Silva e Pedro Morales.

Os reforços:

Seis jogadores foram contratados. Quatro deles com passagem pela seleção chilena e experiência em grandes clubes: o zagueiro Hans Martínez, o volante Luis Pedro Figueroa, o meia Pedro Morales e o atacante Jean Paul Pineda. Além deles, vieram o volante Juan Pablo Albarzua e o atacante Santiago Silva.

O estádio

O Estádio Municipal de Concepción também é conhecido como Collao, o nome da região. Não é um caldeirão. Tem capacidade para cerca de 30 mil pessoas, é espaçoso e confortável. O gramado apresenta boas condições. Como a UdeC é apenas o terceiro clube mais popular da cidade, não se espera grande público nem muita pressão.

O Collao é o terceiro maior estádio do Chile. Na década de 1970, durante a ditadura do presidente Pinochet, serviu de campo de concentração. Hoje, uma placa no local homenageia as vítimas.

A estrela

Hugo Droguett. O meia tem 35 anos e foi o principal jogador da UdeC em 2017. Tem passagem pela seleção chilena e um currículo farto: defendeu Universidad Católica, Universidad de Chile, Morelia, Cruz Azul, Jeonbuk Hyundai, Deportivo Cali, Cobreloa, O'Higgins e Antofagasta.

Droguett é considerado um jogador de boa dinâmica, apesar da idade. Atua centralizado e marcou nove gols em 19 partidas pela UdeC em 2017.

Como joga

- Jogamos sempre no 4-4-2. Às vezes com dois centroavantes. Mas o princípio se mantém: procuramos constantemente o gol rival. A ideia principal é que cada vez que temos a bola, é uma oportunidade de gol. Por isso, temos que aprofundar. Cada vez que se perde a bola, é uma oportunidade de recuperá-la o quanto antes para fazer uma transição rápida e voltar a atacar.

As palavras são do próprio técnico do time, Francisco Bozán, ao GloboEsporte.com. E isso se confirma nos números. Em 2017, a UdeC marcou 37% de seus gols em jogadas de velocidade, contragolpes. E sofreu a maior parte deles no mesmo tipo de jogada: 35%.



Nesses contra-ataques, quem se destaca é Droguett. O veterano atuava centralizado, sem muita obrigação de marcar, mas é quem inicia as jogadas. Agora, terá a companhia de Morales, meia de muita técnica, que fez carreira nos grandes clubes de Santiago. Por isso, Droguett deve ser recuado para ajudar na marcação, algo que o Vasco planeja aproveitar.

- Eles têm um meia que costuma jogar como 10 (Droguett), mas vai ser recuado para acompanhar a passagem do lateral. É onde a gente pode tirar um pouco de vantagem nisso. Não está acostumado a acompanhar até a linha de fundo – relatou Wellington.

Estatísticas da UdeC (média por jogo)



Outra fragilidade da UdeC é o ataque. O time perdeu Gonzalo Castro, seu principal centroavante no ano passado. Entre a imprensa local, o grande debate é sobre quem será o escolhido para acabar com a seca de gols. A aposta é em Santiago Silva, recém-contratado e xará de El Tanque, o veterano uruguaio.

Provável escalação da Universidad de Concepción:





Fonte: GloboEsporte.com