Basquete: Vasco enfrenta o Urubu neste sábado às 14h com torcida única de vascaínos na Arena Carioca 1
Quinta-feira, 25/01/2018 - 11:26
Flamengo e Vasco vivem momentos distintos no Novo Basquete Brasil (NBB). Enquanto o time da Gávea é o líder do campeonato com 85,7% de aproveitamento, sendo 12 vitórias e duas derrotas em 14 jogos e não perde há sete jogos, a equipe de São Januário busca virar de vez a chave e deixar para trás uma performance aquém do esperado no primeiro turno. Para isso, deu o primeiro passo vencendo o Minas Tênis Clube por 70 a 54 na terça-feira e deixando para trás uma sequência negativa de três jogos, mas se manteve na 11ª colocação, agora com 33,3% de aproveitamento, sendo cinco vitórias e 10 derrotas em 15 partidas. Com mando do Cruz-Maltino e, portanto, com torcida única de vascaínos por determinação da polícia militar, o clássico carioca acontece no sábado, às 14h (de Brasília), na Arena Carioca 1.

Para o Flamengo, vencer o Vasco da Gama, seu arquirrival, significa se manter com vantagem perante equipes como Paulistano, Mogi das Cruzes, Franca e Bauru, que lutam para ficar no topo e seguir para os playoffs dentro do G-4, tendo a vantagem de pular a disputa da oitavas de final.

- Sabemos o que acontece com a equipe do Vasco, mas não podemos ficar pensando nisso. Estamos trabalhando forte visando esse jogo. Não podemos ficar olhando a colocação na tabela, porque podemos entrar de uma maneira que não é a certa para um jogo desse tipo. Num Flamengo e Vasco você precisa entrar 110%. Não é um jogo normal. A torcida cobra bastante, nós nos cobramos. É um jogo que eu gosto de jogar. Infelizmente, será de torcida única novamente. Fica aí meu pedido poder ter um Flamengo x Vasco com as duas torcidas - comentou Olivinha.

Para JP Batista, apesar da posição na tabela, o Flamengo não pode entar de "salto alto", não pode achar que o confronto já foi vencido antes de enfrentar o adversário em quadra.

- A gente não pode pensar desse jeito. O Neto prega isso sempre antes dos jogos, não temos que achar que somos melhores que ninguém. Sem dúvidas temos que ter confiança no trabalho que fizemos até hoje. Mas temos que ter cuidado. Você olha para o plantel do Vasco e vê jogadores vencedores, de seleção brasileira, não pode chegar no jogo achando que está acima deles. Você no início da temporada não diria que estão na situação que estão hoje. Acho que vai chegar o momento em que eles vão reagir no campeonato, que não seja contra a gente - opinou JP.

Para o Cruz-Maltino, derrotar o Rubro-Negro pode ser a mostra de força que o elenco necessita para se consolidar. A conversa com os dirigentes nessa semana, que firmaram um compromisso de pagar todos os salários atrasados até dia 5 de fevereiro, animou o elenco. David Jackson, que estava afastado do restante do elenco por conta do problema, voltou contra o Minas e jogou bem. Será um reforço contra o Flamengo. Os vascaínos querem mostrar à torcida que estará presente na Arena Carioca 1 que pode fazer um returno diferente.

- Nós sabemos do time que o Flamengo tem, contratou Anderson Varejão, sabemos da força deles. Mas vamos jogar dentro de casa, vamos trazer a nossa torcida. É o sexto jogador dentro de quadra. Vamos em uma pegada forte e vamos conseguir essa vitória contra o Flamengo, que será muito importante para dar confiança para o restante do campeonato - comentou Lucas Mariano.

- Mesmo nas derrotas, em todos os jogos, sempre estive confiante. As derrotas acabaram vindo numa sequência muito ruim. Estavam todos cansados de perder. São jogadores vencedores. Temos um clássico super importante. Se a vitória vier, será importante pelo momento que nós vivemos e que eles vivem - completou Nezinho.

A torcida do Flamengo, o técnico José Neto e os próprios companheiros esperam poder em breve contar com o recém-contratado Anderson Varejão, de 35 anos. Bem fisicamente, mas ainda sem ritmo de jogo, ele tem feito exames no clube da Gávea. Mas é improvável que entre contra o Vasco da Gama, já que seu primeiro jogo oficial não teria torcida rubro-negra.

A tendência, pelo que foi apurado pelo GloboEsporte.com, é que ele possa atuar diante do Campo Mourão, no dia 1 de fevereiro, às 20h (de Brasília), na Arena Carioca 1. Atletas do Vasco da Gama que foram companheiros do ex-jogador do Golden State Warriors se dizem preparados para o caso de precisar encarar o reforço do Fla no garrafão.

- Já joguei com ele nas Eliminatórias da Fiba do Mundial, acompanhei a volta dele à seleção como companheiro. Mandei uma mensagem para ele dizendo que sou fã e que é uma honra estar disputando com um cara tão carinhoso, carismático e querido pelos torcedores. Mas dentro de quadra temos que honrar nossa camisa, esquecer quem é Anderson Varejão e ganhar o jogo. Ele pode jogar, seria bom para ele estrear em um clássico. Vamos esperar. Temos que estar preparados para tudo. Se ele não vier, mesmo assim será duro pois o time deles está encaixado, mas vamos lutar pela vitória - opinou Lucas Mariano.

Nezinho sabe que é difícil que Varejão jogue contra o Vasco neste sábado, mas afirmou que o time estará preparado se for o caso. Além disso, ele crê que o retorno do pivô ex-Golden State Warriors e de Leandrinho, que está no Franca, ajude a elevar o nível do NBB.

- Eu acho super importante esses caras que joguei vários anos na seleção, foram campeões da NBA. Cumprimentei o Varejão antes de um treino nosso aqui. É super importante estarem voltando. Vamos ver em quadra, jogar contra eles, e o principal é que precisamos vencer. Mas fico bastante feliz, o Leandrinho é meu parceiro de longa data, o Varejão está aí, e acho que engrandece o nosso campeonato - concluiu.

No jogo do primeiro turno, deu Flamengo. O Rubro-Negro venceu por 89 a 81.



Fonte: GloboEsporte.com