Juninho Pernambucano critica situação do Vasco; veja vídeo
Quarta-feira, 17/01/2018 - 09:40
A crise política pela qual passa o Vasco se aproxima de um desfecho: na sexta-feira, às 20h, o Conselho definirá quem será o presidente do clube. Desde a eleição realizada no fim de 2017, a chapa de Julio Brant - atualmente vencedora - briga com a chapa de Eurico Miranda na Justiça para decidir qual das duas terá a maioria dos conselheiros que escolhem o próximo mandatário.

Ídolo cruz-maltino, Juninho Pernambucano não poupou críticas a Eurico Miranda. O ex-jogador lembrou de sua segunda passagem pelo Vasco - em 2011, quando o presidente do clube era Roberto Dinamite. Para ele, Eurico nunca parou de atuar nos bastidores e de prejudicar o time.

- Passou do limite. Bom, vamos esperar sexta-feira, eu prefiro que a lei decida. Se a lei disser que tem que ser o Julio Brant ou que tem que ser o Eurico, que a gente sabe que perdeu nas urnas, vai continuar sendo. Nós lamentamos pelo time, pelo clube que demora a se recuperar e vai usar a mesma desculpa de sempre: o culpado é a TV, o culpado é quem paga, o problema é que o outro tem maior orçamento. O Eurico, eu não sei se ele está bem da cabeça com tudo isso que aconteceu. Atacar tanta gente, chegar a esse nível. Ele vai ficar para sempre no Vasco, nunca vai sair do Vasco, como ele nunca saiu. Quando eu voltei, em 2011, o Eurico estava lá e várias vezes, junto com alguns jornalistas, atrapalhou o ambiente. O que se mostrava quando o Eurico estava fora: carro-pipa, só desgraça do Roberto. Com o Eurico dentro, salário atrasado e ninguém fala nada. Isso também tem que mudar. É isso que eu lamento no Vasco, assim é o ambiente do Vasco. Eu voltei em 2011, o ambiente era péssimo, e era recém-campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro - afirmou, em participação no "Troca de Passes".

Para Juninho, outro problema que acompanha o Vasco há muito tempo está nas raízes: o estatuto do clube. Atualmente, os sócios cruz-maltinos votam e escolhem uma chapa para ter a maioria dos conselheiros, e a outra chapa fica com a minoria (120 e 30 respectivamente). Ambas se juntam a mais 150 conselheiros natos para escolherem o próximo presidente. Segundo o comentarista do SporTV, o modelo de eleição indireta favorece a chapa que está no comando.

- Não temos muita condição de falar porque cada clube tem o seu estatuto. Pelo que sabemos do Vasco, ele é totalmente protegido para quem está no comando. Você viu como é a eleição. Por exemplo, o Julio Brant ganha, mas terá 120 pessoas ao lado dele, o Eurico terá 30 e outras 150. Você conhece quem são? Alguém já ouviu o nome de alguém? E se acham mais importantes do que os jogadores, são esses que causam problema ao clube. É isso que é o Vasco há 50 anos. Vai continuar assim, sem transparência? Quem são vocês que estão só atrapalhando o tempo inteiro, nunca entraram em campo para jogar? É isso que precisamos saber. Esse é o problema do Vasco. O Vasco se tornou um clube com dono, sem ser dono. Desse jeito vai sofrer sempre, mas tempos melhores virão - analisou.

Para Juninho, acusação do presidente do Conselho do Vasco foi equivocada: Para Juninho, acusação do presidente do Conselho do Vasco foi equivocada:

Na última segunda-feira, dia 15, o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Luis Fernandes, disse que "considera Julio Brant politicamente responsável por ataques que vem sofrendo". Na opinião de Juninho, a declaração foi equivocada e é mais uma prova de que Eurico "não quer sair".

- É um absurdo. Primeiro, o presidente do Conselho não tem que dar uma entrevista dessas, acusar o atual presidente. O Julio Brant ganhou na urna. Então, acho que já começa aí o desespero. O Eurico não quer sair, essa é a verdade. Eu só vou acreditar em tudo no dia em que for feita uma auditoria no Vasco. Uma verdadeira auditoria, saber o que aconteceu nesses últimos anos. Falar a realidade para o torcedor, o Vasco não tem condição de contratar grandes nomes. Precisa do apoio da torcida, como ela fez no ano passado, acreditando nos jovens. Sobre essa política, eu não sei mais nem o que falar. Não tem mais o que falar. Tudo que vimos, que sabemos que acontece. Enfim, só acontece no Vasco. É feio, baixou o nível de uma forma que não esperávamos - disse.

A juíza Maria Cecília Pinto Gonçalves, da 52ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou que Eurico Miranda, Julio Brant e Fernando Horta serão os administradores do Vasco até que o novo presidente tome posse. O mandato de Eurico termina nesta terça, e eleição no Conselho Deliberativo será na próxima sexta-feira.



Fonte: Sportv.com