Basquete: Vasco e Franca reeditam rivalidade do final dos anos 90
Sábado, 13/01/2018 - 10:29
Duas das maiores camisas do basquetebol brasileiro, Vasco e Franca se enfrentam neste sábado, às 13h30, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Grandes rivais a partir do fim dos anos 90, os dois clubes conquistaram cinco títulos nacionais consecutivos (Franca em 1997, 1998 e 1999; Vasco em 2000 e 2001). Por conta da polarização, Vasco e Franca travaram grande rivalidade num passado recente. Entre 98 e 01, foram quatro confrontos no mata-mata do Brasileiro, precursor do NBB. Cada time levou a melhor em duas oportunidades.

Na semifinal de 1998 e final de 1999, melhor para o Franca. O time da Colina deu o troco e bateu os francanos nas semifinais de 2000 e 2001. Além da rivalidade, vascaínos e francanos possuem ídolos em comum. Um deles é o armador Helinho, hoje técnico da equipe do interior paulista.

- É sempre muito bacana jogar contra o Vasco. Recebo muito carinho da torcida e dos funcionários, por tudo que vivemos no clube, pois foram anos muito especiais. Apesar de estar jogando contra, é sempre muito prazeroso rever os amigos que deixamos lá, mas principalmente receber o carinho das pessoas que viveram os momentos especiais que tivemos junto com o Vasco - disse Helinho.

Revelado pelo Franca, Helinho foi um dos jogadores mais vitoriosos da sua geração. FIlho do técnico Hélio Rubens, o ex-armador trocou o Pedrocão por São Januário em 2000, juntamente ao seu pai. Pelo Vasco, conquistou os Brasileiros de 2000 e 2001. Habilidoso e preciso nas bolas de três, Helinho também foi campeão brasileiro em 2004 pelo Uberlândia.

- Com certeza os dois títulos brasileiros foram os momentos mais marcantes da minha passagem no Vasco. Um foi em cima do Flamengo e um sobre o Ribeirão Preto. Foram momentos ímpares porque eram muito equilibrados os campeonatos e conseguimos ser campeões. Tivemos o apoio da torcida, com Maracanãzinho lotado, então ficou muito marcado para todos que participaram daqueles momentos - destacou o atual treinador do Franca.

Vasco vive momento difícil no NBB

Apesar da rivalidade, Vasco e Franca vivem momentos distintos no NBB 2017/18. Contando com o reforço de Leandrinho, ex-NBA, os paulistas têm a terceira melhor campanha da temporada, com 75% de aproveitamento. Já o Cruz-maltino está 11º, com apenas 33,3% dos pontos conquistados. O Franca vem de uma vitória por 79 a 59 sobre o Basquete Cearense no Pedrocão. Já o Vasco, perdeu o seu último compromisso (81 a 69) para o Caxias do Sul, fora de casa.

Na última partida, o técnico vascaíno, André Barbosa, teve problemas para escalar a sua equipe. Com Nezinho, Gui Deodato e Fúlvio lesionados, ele teve à disposição apenas dois jogadores no banco de reservas. Recuperando-se de um problema no joelho, Nezinho pode retornar ao time neste sábado. Quem também tem boas chances de aparecer na equipe é o recém-contratado Alexei, que atuava na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB).

- Franca é uma equipe que está lá na frente e que está com um investimento grande para chegar nas finais, assim como nosso time. Sabemos que não estamos no nosso melhor, algumas lesões que ocorreram com companheiros e eles estão fazendo falta em alguns jogos, como o de Caxias. Eu estou me sentindo muito bem, conseguindo ajudar a equipe nos momentos que estou em quadra, e estamos com a cabeça boa para vencer o duelo contra o Franca, que será uma vitória importantíssima para nós - afirmou o ala Dedé Stefanelli ao site oficial do Vasco.

Apesar do favoritismo francano, o Vasco leva vantagem diante do rival em confrontos válidos pelo NBB. Como a competição foi criada em 2009, e a estreia vascaína foi na temporada 2016/17, os times se enfrentaram apenas duas vezes na competição, com duas vitórias da equipe de São Januário. O primeiro duelo foi no interior paulista, e o Vasco venceu por 71 a 67, em um jogo dominado pelas defesas. Já no Rio, vitória da equipe comandada por André Barbosa por 79 a 77, com cesta decisiva de Damian Palacios a três segundos do fim.



Fonte: GloboEsporte.com