Veja retrospectiva das camisas utilizadas pelo Vasco na temporada 2017
Quarta-feira, 27/12/2017 - 06:45
O colecionador Raphael Caminha fez uma retrospectiva das camisas utilizadas pelo Vasco na temporada 2017. Confira abaixo:

O ano de 2017 foi marcante para os colecionadores de camisas do Vasco da Gama, pois o clube realizou a exposição chamada ‘119 Anos Vestindo a Camisa', que contou a história das camisas do clube com o passar dos anos.

E a história continuou sendo contada durante a temporada. Ao todo, o Vasco teve 16 variações em suas camisas de linha ao longo do ano, sejam elas no modelo da camisa ou com patrocinadores que estamparam sua marca no manto.

Abaixo, em ordem cronológica, todas as modificações que ocorreram em 2017 (todas foram produzidas pela Umbro, então não especificarei a marca inglesa na descrição):

1. Modelo usado somente no jogo Vasco 2x1 Barcelona, pela Florida Cup. A camisa branca possui o patrocínio máster da Caixa na frente da camisa e o ‘X' no ombro direito. A novidade fica com o patch da competição na manga direita e o matchday no centro da camisa. Detalhe importante foi que pela primeira vez na história o Vasco estampou um escudo de um outro time na camisa, no caso o Barcelona-EQU.



2. No segundo jogo do ano, a segunda camisa. Na partida Vasco 1x4 Corinthians, foi utilizada o modelo preto, também com o patrocínio máster da Caixa na frente e o ‘X' no ombro. O mesmo patch da Florida Cup na manga direita e o matchday da partida centralizada, porém, sem os escudos das equipes.



3. Terceiro jogo, terceira mudança. No confronto Vasco 1x0 River Plate, a mesma descrição da camisa 01, mudando somente o matchday em alusão da disputa do terceiro lugar e sem os escudos das equipes.



4. Na estreia do Campeonato Carioca na partida Fluminense 3x0 Vasco, jogamos com a camisa branca. Patrocínio somente da Caixa no local máster frontal e no ombro e a novidade ficou pela divulgação do Programa de Sócios ‘Gigante' nas mangas.



5. Na segunda rodada do Carioca, na partida Bangu 1x3 Vasco, utilizamos o mesmo modelo da variação 04, só que na cor preta.



6. Na partida de ida contra o Vitória na Copa do Brasil, que aconteceu um dia após o Dia Internacional da Mulher, o Vasco homenageou as mulheres a numeração das camisas foi na cor rosa.



7. Na semifinal da Taça Rio, no empate em 0 a 0 contra o Flamengo, que classificou o Vasco para a decisão, mais uma novidade. O Vasco estampou centralizado na frente da camisa, um patch dourado que homenageava os 90 anos do estádio São Januário.



8. Já na final da Taça Rio, na vitória de 2 a 0 sobre o Botafogo, o Vasco seguiu com o patch em homenagem a São Januário e também estreou o patrocínio da Tim na numeração das camisas.



9. E no jogo seguinte, na semifinal do Campeonato Carioca, em nova derrota por 3 a 0 contra o Fluminense, o Vasco estreou sua nova camisa branca. Com o patrocínio da Caixa máster e o ‘X' no ombro, a divulgação do Programa de Sócios ‘Gigante' nas mangas e o Tim no número.



10. Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro (Palmeiras 4x0 Vasco), mais uma variação na camisa. A diferença da usada na semifinal contra o Fluminense, foi que o ‘X' da Caixa não estava mais presente no ombro, e agora o banco também estampava o escrito ‘Caixa' em cima da numeração nas costas.



11. Na segunda rodada do Brasileiro (Vasco 2x1 Bahia), o Cruzmaltino estreou seu novo uniforme preto, com as mesmas características da variação 10.



12. Na partida contra o Flamengo, na derrota por 1 a 0 em São Januário, o Vasco jogou de preto e uma levíssima mudança aconteceu na divulgação do Programa de Sócios ‘Gigante' na manga. A cruz de malta da camisa do boneco do logotipo não estava mais em vermelho e sim ‘vazada'.



13. Na derrota para o Corinthians na Arena, por 1 a 0, o Vasco teve duas novidades na camisa. Primeiro a divulgação do Programa de Sócios ‘Gigante' nas mangas agora tinha um fundo branco, para melhorar a visualização nas transmissões e a segunda novidade foi o patrocínio pontual da marca Neodent na barra traseira, específica para aquela partida que foi transmitida em TV aberta para grande parte do Brasil.



14. Na partida Vasco 1x1 Palmeiras, pelo Brasileiro, a nova modificação no Sócio Torcedor ‘Gigante' ocorreu na camisa branca, tendo agora fundo branco no logotipo.



15. Contra a Chapecoense em São Januário, na partida que terminou 1 a 1, o Vasco estreou o seu novo terceiro uniforme predominantemente preto, com detalhes em cinza. A camisa possui o patrocínio máster da Caixa na frente e acima do número nas costas, o Tim no número e a divulgação do Programa de Sócios ‘Gigante' nas mangas.



16. E por fim, no clássico contra o Botafogo, em que o Vasco venceu por 1 a 0, ao invés de ter a divulgação do Programa de Sócios na manga, o Almirante homenageou o apresentador Chacrinha, que estaria fazendo 100 anos. Uma caricatura em menção ao seu centenário foi estampada nas mangas.



Fonte: NETVASCO