Mudança no regulamento pode fazer com que Vasco utilize jovens ou até mesmo o Expressinho no Estadual
Terça-feira, 19/12/2017 - 00:26
Dessa vez não terá jeito: o Campeonato Estadual do ano que vem terá ares de competição secundária para Flamengo e Vasco, ao menos em seu início. Por conta da demanda dos dois clubes, a Federação de Futebol do Estado do Rio aboliu a necessidade da Relação de Inscrição de Atletas. Na prática, caiu o instrumento que restringia a escalação de jogadores que não fazem parte do elenco principal das equipes.

Em 2018, qualquer jogador com contrato profissional ativo e sem pendências burocráticas poderá ir a campo. Isso será fundamental para o Flamengo conseguir cumprir os 30 dias de descanso para os jogadores previstos na lei. Isso porque eles entraram de férias na quinta-feira, depois da final da Copa Sul-Americana, e só voltarão aos treinos dia 13. Se não fosse a mudança, teriam de jogar já no dia 17, quando o Rubro-negro estreará no Rio.

A questão chegou a ser pauta de reunião com o Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio (Saferj), antes mesmo de o Flamengo garantir vaga na final da Sul-Americana. Derrubar o artifício que dificultava a escalação de times alternativos acabou sendo o caminho.

O Vasco também se beneficiou da novidade. A classificação para a segunda fase da Libertadores faz com que a estreia da equipe na competição ocorra entre a quarta e a quinta rodada da Taça Guanabara. Sem a necessidade de escalar o time principal, poderá utilizar tanto garotos com idade sub-20 quanto contratados para o time sub-23.

Até este ano, a Ferj colocou em prática uma restrição à inscrição de jogadores com menos de 20 anos. No Regulamento Geral de Competições de 2017, o parágrafo 7 do artigo 35 deixou claro:

"Para o Campeonato Estadual, a inscrição de atletas profissionais com idade abaixo de 20 anos completos, ou a completar no ano da competição, fica limitada a 10 atletas (excluindo-se deste quantitativo os goleiros), sendo permitido apenas cinco na relação de jogo".

UMA BOA CHANCE PARA OS MAIS JOVENS

As dificuldades da dupla Flamengo e Vasco para a disputa do Estadual com força máxima desde o início farão com que garotos ganhem a chance de mostrar serviço para os técnicos Reinaldo Rueda e Zé Ricardo.

No Ninho do Urubu, a tendência é que uma equipe formada por muitos jogadores do time sub-20 seja escalada. O volante Jean Lucas, considerado uma promessa rubro-negra, é um dos que devem aproveitar a lacuna aberta.

Já na Colina, a tendência é que o time B seja mais cascudo. Alguns nomes do sub-20 já possuem boas passagens pelo profissional. Paulo Vitor, com gols no time de cima, deve liderar a molecada.

O Flamengo vai estrear no Estadual contra o Volta Redonda, dia 17, fora de casa. O Vasco jogará no mesmo dia contra o Bangu, na Colina.

Fonte: O Globo Online