Veja a reportagem do 'RJTV' que motivou a nova nota do Vasco
Terça-feira, 12/12/2017 - 21:23
(minuto 11:50)



Laudo não comprova regularidade de eleitores da urna 7 no Vasco e decisão fica para desembargadora

O laudo da perícia sobre a eleição no Vasco da Gama, entregue na segunda-feira (11) à Justiça, mostra que o clube não comprovou o pagamento das mensalidades dos torcedores que votaram na urna 7 – investigada por suspeita de fraude. Vinte eleitores não teriam nem cadastro na contabilidade do clube, como mostrou o RJTV.

O Vasco publicou um vídeo com oito torcedores que admitem ter votado na urna 7. Eles pedem que os votos sejam considerados legítimos. Mas cinco desses torcedores não tiveram o cadastro contábil apresentado pelo próprio Vasco, segundo informou à Justiça o perito.

No laudo consta: "ficha cadastral-financeira não apresentada pelo ‘clube'".

Além das cinco pessoas que aparecem no vídeo, outras 15 que votaram na urna 7 estão na mesma situação, de acordo com o laudo do perito. O Vasco não comprovou que elas tenham cadastro contábil no clube.

O perito fez uma análise de toda a documentação entregue pelo clube à Justiça. O clube tinha que comprovar que os 475 nomes que votaram na urna 7 estavam aptos a participar da eleição, o que significa estar com os documentos e os pagamentos das mensalidades em dia.

A análise do perito foi além dos votantes. Ele analisou a documentação das 691 pessoas inscritas pra votar na urna 7. O perito escreve que os respectivos documentos apresentados pelo Vasco são documentos extra contábeis, ou seja, são definitivamente inábeis à comprovação dos pagamentos de mensalidades que, virtualmente, teriam sido realizados por cada um dos citados "sócios votantes na nomeada urna 7".

Nas mãos da Justiça

Com base no laudo, a juíza maria cecilia pinto, a primeira a julgar o caso, manteve, nesta terça-feira (12), a decisão que já tinha tomado, de suspender os votos da urna 7 da eleição. O que vale, no entanto, é a liminar da desembargadora Marcia Alvarenga.

Os votos da urna 7 devem ter validade até uma decisão final da Justiça. Com o laudo do perito, a desembargadora deve se pronunciar novamente sobre a urna que decidiu as eleições no Vasco.

O Vasco informou que as cinco pessoas que aparecem nos vídeos e não têm cadastro contábil não precisam pagar mensalidades porque são atletas ou sócios remidos. Segundo o Vasco, todos os associados estão em situação regular e uma perícia simples não é suficiente para verificar toda a contabilidade do clube.

Fonte: G1