Basquete: Lucas Mariano, Gui Deodato e Giovannoni projetam estreia do Vasco no NBB
Segunda-feira, 06/11/2017 - 22:38
Nada de discursos cautelosos e isenção de responsabilidade. Para os atletas do Vasco da Gama, o favoritismo no NBB CAIXA existe, sim. Dono de um elenco para lá de qualificado, o Gigante do Basquete deu sua primeira mostra de força na temporada com o título invicto da Copa Avianca, torneio preparatório para a décima edição do nacional realizado em Belo Horizonte (MG).

Na competição, que contou com participação de cinco grandes equipes (Solar Cearense, Universo/Vitória, Botafogo, Flamengo e Minas Tênis Clube), o time do técnico André Barbosa ganhou com sobras. As vitórias vascaínas tiveram diferença média de 17,8 pontos. No ataque, expressiva média de 87,0 pontos por jogo. Na defesa, 69,2 pontos sofridos de média. Para Lucas Mariano, o favoritismo não saiu da boca para fora, mas sim mostrando dentro de quadra.

"Acredito que estamos entre os favoritos, sim. Demonstramos isso nos jogos. Uma coisa é falar, outra coisa é mostrar dentro de quadra. Mostramos nossa força contra equipes bem fortes, como o Flamengo, nosso adversário direto, em um grande clássico, e na final diante do Minas, contra quem disputamos o título", disse Lucas Mariano.

"Treinamos muito, sabendo do nosso favoritismo, mas temos que mostrar dentro de quadra. Todo mundo vai querer ganhar do Vasco, por isso temos que estar preparados física e psicologicamente. Temos totais condições de chegar às Finais", completou Lucas Mariano, cestinha do Vasco na Copa Avianca, com 18,2 pontos por jogo.

Depois de estrear no NBB CAIXA na última temporada sendo eliminado nas oitavas pelo EC Pinheiros, o Vasco da Gama foi ao mercado e mostrou que não está de brincadeira. Ao todo, oito atletas para lá de renomados foram contratados: o trio Fúlvio, Giovannoni e Lucas Mariano, vindos do Brasília, os alas Gui Deodato, campeão do NBB CAIXA pelo Sendi/Bauru Basket, Dedé Stefanelli, ex-Franca, e Gustavo Basílio, que estava no Pinheiros, e os pivôs Renato Carbonari, finalista pelo Paulistano/Corpore, e o norte-americano Chris Hayes, vindo do Universo/Vitória.

Os únicos remanescentes foram os experientes Nezinho e David Jackson, além do ala/armador Bruninho Langsdorff. O técnico André Barbosa também foi mantido no comando da equipe. Agora, a missão vascaína é trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar. Com tantas peças novas, o entrosamento é algo a ser conquistado pelo poderoso elenco cruzmaltino, que segundo Gui Deodato, está no caminho certo.

"O Vasco chega grande nesse NBB, não só pelo elenco formado, mas também pelo caráter, tipo de pessoa que cada um é e a dedicação nos treinos. Nos jogos é cinco contra cinco. A seriedade que cada um está tendo nos treinos para que os resultados apareçam está sendo fantástica. Nisso sim eu tenho confiança. Apesar de ser um time talentosíssimo, não acredito só em talento. Do jeito que estamos trabalhando, acredito que temos totais chances de chegar muito longe", disse Gui.

"No entrosamento ainda temos muito a evoluir, assim como vários times. O legal é ver a transparência de cada um, aí se tratando dos craques que estamos ao lado as coisas ficam e vão se tornando cada vez mais fáceis. Mas sempre vamos bater na tecla do trabalho, essa será nossa tônica durante a temporada", completou o atleta campeão do último NBB CAIXA pelo Bauru.

Agora, a bola da vez do Vasco da Gama é o NBB CAIXA. Curiosamente, o Gigante do Basquete estreará diante do adversário que enfrentou nas duas últimas partidas da Copa Avianca, no mesmo local: o Minas Tênis Clube, na Arena Minas, em Belo Horizonte. O duelo será nesta terça-feira (07/11), às 19h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo nos canais SporTV.

Na Copa Avianca, o time do técnico André Barbosa venceu os minastenistas com certa tranquilidade nas duas oportunidades. Na fase classificatória, o placar foi de 79 a 64, enquanto que na decisão, o triunfo aconteceu por 24 pontos de diferença, 81 a 57. Segundo Lucas Mariano, a partida desta terça-feira em Belo Horizonte é fundamental para o início de temporada do clube de São Januário.

"Tem o lado bom e o lado ruim de ter jogado dois jogos seguidos contra o Minas. Eles vão nos estudar com ainda mais precisão, ver o que podem melhorar contra a gente, porque ninguém gosta de perder, seja de 10, 20 ou 30. Será um jogo fundamental para começar o NBB com o pé direito. Esquecemos a Copa Avianca e estamos totalmente focados nessa competição completamente diferente que é o NBB", disse Lucas.

A equipe mineira, que será comandada pelo técnico Flávio Espiga na nova temporada, foi cirúrgico no mercado e trouxe reforços de qualidade. Dois deles são os armadores Gegê, único pentacampeão consecutivo da história do NBB CAIXA, vindo do Flamengo, e o norte-americano Evan Roquemore, recordista de assistências da universidade de Santa Clara (NCAA), onde estudou ninguém menos que Steve Nash, lenda da NBA.

Além dos armadores, foram contratados os alas Audrei Parisotto, ex-Solar Cearense, Leonardo Jacon, o "Lelê", vindo do Flamengo, e o norte-americano Billy Rush, que estava no basquete canadense. Quem também chegou ao Minas foi o experiente ala/pivô Guilherme Teichmann, que atuou pelo EC Pinheiros na última temporada. Para o vascaíno Giovannoni, a estreia tem tudo para ser nervosa, e os minastenistas podem surpreender.

"Esperamos por um jogo nervoso. Apesar de já termos jogado contra eles duas vezes seguidas, é uma estreia no NBB, outro campeonato. Obviamente eles virão com coisas diferentes que não mostraram na Copa Avianca, assim como nós também preparamos. Podemos esperar por um jogo duro. O Minas trabalhou bem no mercado, trouxe americanos bons, tema estreia de um técnico novo e muito promissor, sem dúvidas será uma equipe que pode surpreender esse ano", comentou Guilherme Giovannoni, que teve média de 18,5 de eficiência na Copa Avianca.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.



Fonte: LNB