Urubu vai encarar neste sábado um Vasco bem diferente do que perdeu em São Januário no 1º turno
Terça-feira, 24/10/2017 - 09:44
No próximo sábado, Vasco e Flamengo se enfrentam no Maracanã e completam um turno desde o último duelo, que acabou sendo um marco para a equipe cruz-maltina no Campeonato Brasileiro. Daquela derrota por 1 a 0 para cá, muita coisa aconteceu, e o time precisou se reiventar para chegar neste momento com a chance de passar o rival em caso de vitória e se colocar firme na briga pela Libertadores.

Confira o que aconteceu de mais importante no Vasco desde o último Clássico dos Milhões:

São Januário - nenhum jogo com torcida

Por causa da confusão envolvendo um grupo de torcedores vascaínos, que atirou objetos e bombas no gramado, além da invasão das cabines de imprensa, o estádio foi interditado pelo Ministério Público e pelo STJD. Posteriormente, a interdição foi anulada e a punição de seis partidas com os portões fechados, aplicada. Desde o clássico com o Flamengo, São Januário só foi palco de dois jogos, a vitória sobre o Grêmio e o empate com a Chapecoense. Ambos sem torcida.

O jogo contra o Botafogo marcaria o reencontro com os vascaínos com a torcida, mas a diretoria optou por mandar a partida no Maracanã por razões de segurança. Mas foi apenas um dos motivos. A ideia é que, por causa do clima político hostil atual, São Januário só volte a receber um jogo no dia 12 de novembro, contra o São Paulo, depois da eleição presidencial, marcada para o dia 7 de novembro.

Sai Milton Mendes, entra o ex-rival Zé Ricardo

Talvez a mudança mais transformadora do Vasco neste período tenha sido a contratação de Zé Ricardo, que no último Clássico dos Milhões comandava o Flamengo e saiu vitorioso. Milton Mendes foi demitido após a derrota por 3 a 0 para o Bahia, e, com o novo treinador, a equipe melhorou seu rendimento e subiu na tabela. Em oito jogos, foram quatro vitórias, três empates e uma derrota. O revés foi para o Corinthians, com gol marcado por Jô com auxílio da mão.

Defesa toda reformulada

Na derrota para o Fla em São Januário, Milton Mendes colocou em campo a linha de 4 defensiva com Gilberto, Rafael Marques, Paulão e Henrique. Com Zé Ricardo, atualmente os titulares são Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon. O desempenho defensivo da equipe melhorou bastante com a chegada dos reforços Anderson e Ramon, que no Clássico dos Milhões tinha chegado há poucos dias e ficou no banco de reservas.

Luis Fabiano - apenas dois jogos neste período

O clássico com o Flamengo foi um dos últimos jogos do Fabuloso pelo Vasco. Depois daquela partida, ele só entrou em campo mais duas vezes, contra o Palmeiras e Bahia. O atacante teve um problema no joelho direito e precisou fazer uma artroscopia. Na fase final de recuperação, foi detectada uma contratura miofascial. O tratamento está sendo feito em São Paulo, e, embora o clube ainda mantenha oficialmente a esperança de tê-lo em campo no próximo sábado, a tendência é de que isto não aconteça e que ele só retorne no jogo contra o Vitória.

Paulo Vitor e Paulinho - mais espaço para o futuro

Depois da derrota para o Fla, duas das principais promessas do Vasco passaram a ter mais espaço com o técnico Milton Mendes, Paulo Vitor e Paulinho. Na partida seguinte ao clássico, contra o Vitória, em Salvador, Paulo Vitor, de 18 anos, deu seu cartão de visita com o gol de cobertura o triunfo cruz-maltino por 4 a 1. Contra o Atlético-MG, no Independência, Paulinho, de 17 anos, marcou os dois gols e deu os três pontos ao time.



Fonte: GloboEsporte.com