Horta aponta supostas irregularidades na relação de sócios do Vasco
Terça-feira, 17/10/2017 - 19:38
Ao que tudo indica, novamente o Vasco terá eleições tumultuadas. Na tarde desta terça-feira, o UOL Esporte teve acesso a uma notificação feita ao clube por integrantes da chapa "Mudança com Segurança", do candidato de oposição Fernando Horta, onde se apontam supostas irregulares na lista de sócios aptos a voto no pleito do dia 7 de novembro. Entre as movimentações suspeitas averiguadas nos pouco mais de 10 mil nomes, eles estranham os quase 4 mil que estão sem cpf no cadastro, pessoas que já faleceram, outras tantas sem endereço, adesões em massa em meses específicos além de outras ações duvidosas.

A notificação entregue na secretaria do clube está assinada pelo presidente do Conselho Fiscal, Otto de Carvalho, e pelo membro eleito no conselho, Diego Henrique Carvalho, ambos aliados de Horta. O clube tem até quatro dias para se manifestar em relação às solicitações e, caso isto não aconteça, a situação deverá caminhar para a Justiça.



No documento, eles trazem alguns números precisos, tais quais:

- 3.842 sócios sem CPF

- 296 sem endereço

- 328 sócios regularizaram sua situação no último mês

- Alto número de funcionários do Vasco e familiares se associando em novembro e dezembro de 2015

- Alto número de falecidos encontrados com simples busca no site da Receita Federal (de acordo com Otto, há até um cidadão que morreu em 1978)

- 5 matrículas com data de admissão anterior à data de nascimento

- 240 sócios se recadastraram em 2014, mas ainda aparecem sem CPF no cadastro atual

- 116 associações em novembro de 2015

- 577 associações em dezembro de 2015

- Nomes divergentes para a mesma matrícula

Os opositores suspeitam que as movimentações em novembro e dezembro de 2015 podem estar ligadas ao fim da extinta categoria "sócio-geral", que era a que dava direito a voto em condições financeira mais acessíveis. Nestes meses, o número de adesões foi bem acima da média mensal.

Em função das suspeitas, o grupo de Fernando Horta faz as seguintes solicitações no período de até quatro dias:

- Comprovação de pagamento dos sócios que foram admitidos em novembro e dezembro de 2015

- Comprovação de pagamento dos sócios que regularizaram sua situação nos últimos 30 dias.

- Lista de todos os funcionários que são sócios do Vasco com os respectivos comprovantes de pagamento

- Retirada dos falecidos da lista de votantes (não é cancelamento do título, apenas a retirada destes nomes da lista de votantes)

- Inclusão do CPF nos sócios sem CPF

Foram notificados, especificamente, o presidente da Assembleia Geral, Itamar de Carvalho, Marcos de Carvalho, vice de Finanças, e Silvio Godoi, vice-geral e vice-presidente do departamento de Comunicações. O documento tem cópia ao presidente Eurico Miranda.

Fonte: UOL