Paulinho projeta estreia no Mundial Sub-17, neste sábado, contra a Espanha
Sábado, 07/10/2017 - 01:18
Vestir a camisa do Vasco da Gama e representar a Seleção Brasileira é certamente o grande sonho de milhares de atletas do país. Sonho este que está sendo realizado pelo jovem Paulinho, de 17 anos, que integra a equipe profissional do Cruzmaltino e faz parte do grupo que busca o título da Copa do Mundo sub-17, neste ano disputada na Índia, entre os dias 06 e 28 de outubro. O vascaíno esteve presente na conquista do Sul-Americano sub-17, em março deste ano, e marcou um dos gols da vitória sobre o Chile na decisão.

- A nossa expectativa para a Copa do Mundo é muito boa. Temos um grande elenco, com vários jogadores de qualidade. Estamos bem entrosados, pois a grande maioria joga junto desde o Sul-Americano sub-15. Estou focado e dando o meu máximo durante essa preparação. A minha meta é fazer uma grande competição pela Seleção Brasileira - contou o jogador.

Após iniciar sua trajetória no Madureira, onde se destacou no salão, Paulinho foi convidado para defender as cores do time de São Januário, onde chegou em 2010. A jovem promessa não precisou de muito tempo para mostrar o grande valor e se tornar uma das referências da "Geração 2000" nos gramados, onde foi peça fundamental para conquistas nas categorias pré-mirim (sub-11) e mirim (sub-13).

Diferente da posição atual no gramado, no ataque, a jóia cruzmaltina atuava como volante antes de chegar ao sub-15. A mudança aconteceu em 2015, por intermédio da comissão técnica da categoria. O protagonismo chegou com atuações de gala nos clássicos contra Botafogo, Flamengo e Fluminense. Diante de tanto esforço e dedicação para alcançar seus objetivos, o jovem chegou à Seleção Brasileira sub-15, onde sagrou-se campeão do Sul-Americano da categoria. Vestir a camisa verde e amarela é motivo de realização e de muita responsabilidade, como contou Paulinho ao Site Oficial.

- Me sinto realizado por estar entrando na história do Vasco outra vez, agora representando o clube numa Copa do Mundo, mesmo tendo a convicção de que é algo natural, porque trabalho muito e dou meu máximo em todos os treinamentos para viver momentos como esse. Vou continuar me dedicando todos os dias para colher bons frutos no decorrer desse ano - disse o atacante.

O atual ano representa o início de um importante ciclo na carreira de Paulinho. Além de ter começado a temporada sendo peça fundamental da Seleção Brasileira sub-17 na conquista do Sul-Americano, o jovem foi promovido ao sub-20 do Vasco. Na categoria júnior, apesar de um período de adaptação, também conseguiu se destacar, marcando gols nas decisões da Taça Guanabara e da Taça Rio, vencidas pelo Cruzmaltino, que também levou o Carioca e chegou à semifinal da Copa do Brasil.

A ascensão meteórica fez o garoto ser promovido ao profissional, onde também fez história ao marcar os dois gols da vitória sobre o Atlético Mineiro e se tornar o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a balançar as redes no Brasileirão. Paulinho também se tornou o atleta mais jovem a atuar pelo Gigante da Colina no século 21, desbancando ninguém mais, ninguém menos que Philippe Coutinho.

Além disso, o atleta fez parte do Programa de Promoção de Talentos do Vasco da Gama, conhecido como PROMOVE, que oferece aos jogadores um acompanhamento especial em todas as áreas que envolvem o futebol. Ele é um dos alunos do Colégio Vasco da Gama, localizado em São Januário. Vale ressaltar que o Gigante da Colina é o único clube do país a ter uma escola funcionando em suas dependências. O jogador está no terceiro ano e se forma no fim de 2017.



Fonte: Site oficial do Vasco